Democratizar o acesso à cultura no Brasil é importante para que todos tenham condições melhores de competir no futuro. Diretamente ligada à educação, a cultura é necessária para que seja possível melhorar a realidade que o nosso país se encontra atualmente.
No entanto, a tarefa não é simples, e dependemos de muitas pessoas para que isso se transforme de verdade. Contudo, isso não quer dizer que é impossível, apesar do caminho difícil que precisa ser superado por todos nós.
No mais, no artigo a seguir, será possível conferir uma forma de democratizar o acesso à cultura em nosso país, além de números culturais da nação.
Boa leitura!
Números do povo brasileiro são preocupantes
Infelizmente, quando falamos de acesso à cultura, nosso país está em péssima situação. São poucas as pessoas que podem ir ao cinema, aproveitar um musical ou ainda ler um livro em nosso país. E os números disso são prova dessa dificuldade.
Segundo pesquisa recente do IBGE, apenas 13% do nosso povo vai ao cinema durante um ano. Ainda segundo o levantamento do mesmo órgão, é possível notar que cerca de 90% dos municípios do país sequer têm um teatro, museu ou qualquer espaço cultural.
Isso só mostra que o problema é muito mais grave do que o imaginado em um primeiro momento. Como levar cultura para uma pessoa que sequer tem espaço para aproveitar? Essa questão precisa de uma resposta para pensarmos em um futuro melhor.
Como democratizar a cultura para todos os brasileiros?
Para democratizar a cultura em nosso país, seria necessário contar com um grande incentivo por parte do Poder Público. Devemos sempre lembrar que, segundo a própria Constituição Federal, no artigo 215, é possível verificar que isso é obrigação do Estado.
Pressionar os órgãos públicos por verba necessária para a construção de um espaço cultural, ou ainda incentivar a prática em ambientes já existentes, é direito de todo cidadão. Porém, sabemos que, nem sempre, esse tipo de iniciativa tem efeito.
No entanto, infelizmente, essa é a saída atual. Até existem alguns projetos em andamento, que visam estimular a cultura em nosso país, porém, como vemos, ainda são poucos. É necessário que o Governo olhe para a cultura com mais carinho.
Já existe incentivo nessa área?
Felizmente, existem algumas ações para democratizar o acesso à cultura em nosso país. Uma delas foi a criação do Vale Cultura, que possibilita ao empregador o pagamento de R$ 50 por mês para o seu funcionário gastar em alguma prática cultural.
Além disso, a Lei Rouanet também disponibiliza recursos para algumas instituições do país. Contudo, o dinheiro, em muitos casos, é insuficiente paro o sustento da instituição, que depende de outros meios para que consiga sobreviver.
Por isso, as doações são tão importantes, além de ajuda vindas da iniciativa privada. O incentivo à cultura não pode parar, e todos nós sabemos que, somente dessa forma, conseguiremos superar as adversidades que o futuro nos reserva.
E se você pretende conhecer uma iniciativa cultural que pode mudar a sua vida, não deixe de conhecer nossas instalações para ter sua vida transformada pela arte. Venha conhecer!
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
https://www.sabra.org.br/site/arte-e-espaco-urbano/