Inserir um jovem na música gera muitas consequências positivas para o seu desenvolvimento pessoal, profissional, social e cultural. Porém, muitas vezes é difícil seja por falta de opção ou condições. Felizmente, a SABRA oferece um curso gratuito de Iniciação à Regência Sinfônica, que tem objetivo de inserir crianças e adolescentes nesse tipo de atividade cultural.
Para saber mais, vamos ver um pouco sobre o curso, além de seus benefícios.
O Curso
O Curso de Iniciação à Regência Sinfônica tem como objetivo facilitar a integração social e cultural de jovens em situação de risco, através de um contato com a música clássica. Além disso, as aulas buscam ensinar ao aluno certas características positivas que irão acompanhá-lo para toda a vida.
Para ajudar na inicialização da educação musical a SABRA mantém a Orquestra Sinfônica de Betim que, além de trazer um importante aspecto cultural para uma parte da população, beneficia jovens com aulas próprias e apoio de profissionais das Orquestras Sinfônicas e Filarmônicas de Minas Gerais e do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado.
Os Benefícios
O curso de iniciação à regência sinfônica tem diversos benefícios. Em primeiro lugar, é uma excelente maneira de introduzir os jovens à música e aproveitar as suas consequências. O estudo musical tem um impacto positivo no desenvolvimento tanto de crianças quanto de adolescentes. A arte trabalha partes específicas do cérebro, pois envolvem criatividade e capacidades cognitivas.
A socialização também é um benefício interessante de inserir uma criança nesse tipo de atividade. Uma orquestra sinfônica é o produto de todos os músicos agindo em conjunto e com sincronia e, portanto, ensina às crianças e adolescentes, desde cedo, que é fundamental trabalhar em equipe, uma característica importante para a toda a vida profissional.
Além disso, a condição de regente invoca certos aspectos de liderança, promovendo no aluno uma facilidade em estar no centro das atenções do público, podendo ter influências positivas no futuro. Essa experiência pode ajudar a eliminar ou diminuir um dos problemas mais comuns em crianças e pessoas de um modo geral, o medo de falar em público. Sem falar ainda, do aumento natural de confiança.
Disciplina
A disciplina também é uma boa consequência do curso de iniciação à regência, pois esta é uma característica muito necessária para o funcionamento perfeito de uma orquestra. E como regente, o aluno está em posição de responsabilidade, pois ele está encarregado da performance.
Mesmo sem pensar nos aspectos mais profissionais dessa atividade, os benefícios práticos também são ótimos. A inclusão social e cultural de famílias, crianças e adolescentes em uma comunidade positiva traz boas consequências. Os alunos formam amizades de maneira mais fácil, pois esse tipo de atividade leva a cooperação e um compartilhamento de gostos em comum.
Além do exercício de todas essas características que vão ter um impacto positivo por toda a vida, o curso pode ainda se tornar uma opção profissional, levando a uma carreira de condutor.
Vale lembrar que todos esses benefícios são gratuitos, pois a SABRA é uma organização civil sem fins lucrativos.
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr