[vc_row][vc_column][vc_column_text]
4 curiosidades sobre o patrimônio musical brasileiro
Não há dúvidas de que a nossa história está conecta com músicas e estilos musicais. Os sons sempre fizeram parte da nossa trajetória e conhecer um pouco dessa origem pode ser fascinante. Por isso, confira 4 curiosidades sobre o patrimônio musical brasileiro.
Basta buscar na memória para compreender quantas influências musicais o país sofreu nos últimos 100 anos. MPB, Bossa Nova, Rock, Samba e RAP, todos fazem parte do nosso dia a dia.
É claro que na correria do cotidiano esquecemos de pensar quais foram as responsáveis por essas transformações, mas é sempre válido aprender mais sobre a nossa cultura, não é mesmo?
Então leia o conteúdo completo e confira 4 curiosidades sobre o patrimônio musical brasileiro. Vamos lá?
O samba é uma criação nossa
Acredite se quiser, mas esse som que mistura opiniões foi uma criação dos brasileiros! Tudo começou com a liberação das pessoas que eram feitas de escravas. Com a liberdade de tempo e direitos, esses indivíduos começaram a se reunir.
E, nesses encontros, eram realizadas as mesmas atividades de dentro da senzala, incluindo o batuque. Até que outras pessoas perceberam que aquilo poderia ser uma música e todos trabalharam em conjunto criando a primeira letra.
Sendo assim, o samba é cem por cento nosso, brasileiro, feito por quem construiu a nossa história há anos.
Bossa Nova do protesto
Outra curiosidade que poucas pessoas sabem é a trajetória da Bossa Nova. Basta pensar em nossa história para observar que a música e a política sempre andaram lado a lado, e nesse caso não foi diferente.
Inicialmente, esse tipo de som foi criado no Rio de Janeiro, por quem admirava uma música tranquila e calma – em sua maioria aqueles que possuíam dinheiro.
Porém, com as constantes insatisfações com o governo da época e com a situação de vida de muitos indivíduos, foi criado o movimento Bossa Nova do protesto, utilizando os instrumentos tranquilos para compor letras de protesto. Uma boa ideia, não é mesmo?
MPB na ditadura militar
Com uma trajetória similar, a Música Popular Brasileira também serviu como moeda de protesto por muitos anos, durante a ditadura militar.
Isso porque naquela época muitas pessoas foram proibidas de dizer o que pensavam e uma das saídas de expressão foi a música.
Com frases que acusavam ou tiravam o prestígio dos militares, diversas canções e cantores receberam prêmios e até mesmo homenagens internacionais.
Essa ação ficou ainda mais comum quando as emissoras de televisão começaram a fazer os concursos de MPB.
A trajetória do Rock
Não dava para deixar de falar desse estilo que também encanta muitos brasileiros, não é mesmo? Esse som começou a chegar por aqui no final dos anos 70, com influência de bandas americanas.
O resultado? O nascimento de bandas como Legião Urbana, Titãs e Capital Inicial, responsáveis por produzir diversas canções que receberam fama internacional.
Gostou de conferir as 4 curiosidades sobre o patrimônio musical brasileiro? Desses, qual é o seu estilo preferido?
Se você quer conferir mais conteúdos como esse, então acompanhe o nosso blog e não perca nenhuma novidade. Até a próxima!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]