Como podemos definir a cultura musical no Brasil?
A cultura musical no Brasil pode ser descrita através de uma palavra: diversidade. A dimensão do país permitiu que cada região desenvolvesse os seus costumes de forma única, criando um leque infinito de culturas e, principalmente, de gêneros musicais.
Além dos ritmos estrangeiros que caíram no gosto da população, os maiores estilos musicais desenvolvidos no país, que ajudaram na construção da identidade do brasileiro, são a tradicional Música Popular Brasileira (MPB), a bossa nova, o choro, o sertanejo – que ganhou uma sub classificação nos últimos anos, com o sertanejo universitário –, a marchinha, o brega, o baião, o samba, a jovem guarda e muitos outros.
Cada um desses gêneros musicais é importante para a sociedade, que além de promover a cultura diversa, integram as pessoas na comunidade e ajudam muitos jovens a saírem da pobreza através do que é ensinado pela música.
Cultura musical como projeto social
A diversidade musical do país contribuiu para o desenvolvimento das últimas gerações. Além de proporcionar uma base cultural para os jovens, garantiu que muitos investissem em um futuro como artistas para realizar os próprios sonhos.
Os diferentes segmentos da cultura musical no Brasil abriram diversas portas para novos músicos mostrarem as suas habilidades e hoje é possível encontrar projetos sociais que atuam na área da música para integrar jovens no mercado de trabalho através da cultura.
Muitas das organizações que atuam com esse tipo de ação trabalham com doações e patrocínios, tanto de empresas privadas como da Lei Rouanet, que promove a cultura brasileira através de isenção de impostos de grandes empresas.
Alguns dos projetos desenvolvidos com o foco na cultura musical são:
Orquestra Sinfônica
Tem como objetivo incluir jovens músicos no mercado de trabalho, proporcionando crescimento, aprendizado, autoconfiança, responsabilidade profissional e pessoal. O projeto oferece, por ano, 74 vagas para crianças e adolescentes, mais de 20 mil ingressos para participações nos concertos didáticos.
Escolas de Música e Corais para crianças e adultos
Outra ação que contribui para a disseminação da cultura musical do país, além da integração das pessoas na sociedade, são as escolas de música e os corais para a comunidade.
O projeto trabalha com pessoas que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social e dá a elas uma oportunidade de aprimorar seus processos de ensino e aprendizagem. Ações como essas ajudam os beneficiários a resgatarem a sua identidade pessoal e fortalecer os seus laços com a comunidade.
Além de cultura, a música é uma forma de trabalhar com os diferentes grupos sociais da comunidade, enquanto fortalece as suas raízes nas regiões do país.
Novos gêneros musicais
Mas a cultura musical do Brasil vem mudando. Apesar dos gêneros clássicos ainda dominarem os projetos sociais e grande parte da preferência do país, um levantamento realizado pelo portal G1, em julho, com dados do streaming Spotify, mostram que alguns gêneros têm ganhado espaço entre os brasileiros. Os principais são o gospel e o k-pop.
O funk também tem disputado o gosto musical lado a lado com o sertanejo – o favorito de todos, mas não é surpresa. Outro estilo é o Trap, principalmente o brasileiro, que ganhou muita visibilidade nos últimos anos.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!