Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A história da cultura brasileira

cultura-brasil-cultural-sociais-contribuições-diversos-história-portugueses-africanos-indígenas-brasileira

Se podemos definir a história da cultura brasileira em uma trilha sonora, a trilha é essa: “Muitos brasis”, de Adelmário Coelho. Rica por abordar os diversos tipos de brasis, a música de Adelmário Coelho é capaz de sintetizar a formação cultural de nosso país, revelando os traços de um Brasil que é, ao mesmo tempo, formado por elementos culturais de diversas etnias. E é exatamente isso que faz o Brasil brasis.

Mesmo que a música de Adelmário Coelho dê conta do recado por si só, vamos tentar nos aprofundar um pouco mais. Continue a leitura deste texto e venha conosco nos aprofundar no espetáculo multicultural brasileiro.

Formação histórico-cultural Brasileira

De acordo com os historiadores, o Brasil é formado histórica e culturalmente por quatro grupos sociais: os indígenas, os africanos, os portugueses e os imigrantes. São, basicamente, esses quatro grupos sociais que fundaram o Brasil que conhecemos hoje, tanto em sua dimensão social como cultural.

Vamos nos aprofundar um pouco em cada grupo social, buscando investigar a contribuição de cada um para história cultural do Brasil.

Contribuições da cultura indígena

A cultura indígena deixou uma grande contribuição para a história cultural do Brasil, em diversas áreas. Geneticamente, formou o caboclo, a partir da relação entre branco e índio. Na linguagem, contribuiu para o vocabulário. Sabe a Ilha de Itamaracá, em Pernambuco? O termo “Itamaracá” foi uma das contribuições indígenas no campo da linguagem.

Também introduziu e fez permanecer até hoje lendas urbanas folclóricas, como o Saci-pererê e o Boitatá. Além disso, deixou grande legado na culinária, sobretudo na região norte, onde existem pratos indígenas como o Tucupi e o Tacacá.

Contribuições da cultura africana ou dos negros

Trazidos para o Brasil para servir de mão de obra escrava, os africanos trouxeram consigo elementos de sua cultura, como costumes, ritos religiosos e dialetos.

Entre os diversos estados do Brasil, Salvador foi um dos que mais recebeu a influência da cultura africana, tão que hoje essa cidade é conhecida como afro-brasileira, exatamente por ostentar diversos elementos culturais da África, tanto na culinária como nas manifestações religiosas e artísticas. O famoso acarajé é um prato tipicamente africano.

Contribuições da cultura portuguesa

Entre todas as etnias com as quais o Brasil se envolveu ao longo de sua história, a cultura portuguesa é considerada como aquela que mais contribuiu para a sua formação sociocultural. A começar pela língua predominante que falamos: o português. O grande legado dos portugueses.

Para além da língua, os portugueses fizeram o que muitos chamam de “transplantação cultural”, penetrando as antigas colônias e deixando o seu legado na religião, na agricultura e na forma como desenvolvemos as nossas cidades e festas. As festas juninas que ocorrem no Nordeste são herança dos portugueses.

Contribuições da cultura dos imigrantes

No Brasil, segundo os historiadores, as primeiras imigrações ocorreram por volta de 1808. Foi a partir dessa época que o Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, passou a receber povos de diversos lugares do mundo, como alemães, italianos, espanhóis, poloneses, etc.

E, claro, como era de se esperar, esses povos trouxeram consigo elementos de suas culturas. Algumas de suas principais contribuições culturais incidiram sobre a arquitetura, culinária e festas regionais gaúcha. A macarronada e a pizza são algumas das iguarias que foram trazidas pelos imigrantes, especialmente pelos italianos.

Tentamos, ainda que de forma sucinta, apresentar alguns dos principais aspectos da história da cultura Brasileira.

Contudo, entendemos que ainda tem muito o que se discutir sobre esse tema, especialmente na era da informação, em que todas as pessoas têm acesso a outras culturas através das TICs, formando o que alguns intelectuais vêm chamando de uniformização cultural.

Gostou do texto? Acompanhe as nossas redes sociais e o nosso site e fique por dentro de conteúdos exclusivos!


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

3 escritores indígenas que você precisa conhecer

Click to listen highlighted text!