[vc_row][vc_column][vc_column_text]A falta de gestão adequada e uso sustentável dos recursos naturais têm levado à escassez de água no Brasil e no mundo. Em diversas regiões do planeta, já se pode perceber os impactos desse problema, como o desaparecimento de rios e lagos e a poluição das águas.
Diante dessa realidade, garantir que a população no Brasil tenha acesso à água de qualidade é um dos principais desafios enfrentados pelo poder público, pois esse recurso natural já tem demonstrado sua incapacidade de resistir às mudanças climáticas e à intervenção humana no meio ambiente.
Para entender melhor a crise hídrica no Brasil, preparamos este conteúdo para você. Aqui, abordamos as principais causas desse problema, bem como por que devemos nos preocupar e mudar de comportamento. Acompanhe!
Principais causas da crise hídrica no Brasil
A crise hídrica no Brasil é um problema causado por diversos fatores, ou seja, por ações isoladas, mas que juntas formam essa situação.
A seguir, apontamos as três principais, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU):
1. Desperdício de água
O desperdício de água é um problema bastante comum nas grandes cidades, tanto que os governos dos três entes realizam, com frequência, inúmeras campanhas de conscientização em relação ao uso desse recurso natural.
O desperdício de água é percebido em diversas ações no dia a dia, como, por exemplo, lavagem de carro e pátios etc.
2. Diminuição do nível de chuvas
Outra causa comum da crise hídrica no Brasil é a redução do nível de chuvas, principalmente em determinadas regiões do Brasil, como no interior da maioria dos estados. Isso gera grandes consequências para a região local, como seca, improdutividade em relação à agricultura etc.
3. Aumento do consumo de água
O crescimento da população é também um dos fatores responsáveis pela crise hídrica pela qual o país passa. Afinal, o crescimento populacional implica também o crescimento da agricultura, e esta precisa de água para que se torne produtiva.
Por que devemos nos preocupar com a crise hídrica no Brasil?
O uso consciente e responsável da água, em qualquer que seja o setor, é de fundamental importância, considerando que a falta desse recurso pode provocar diversas consequências para a sociedade. Conheça as principais:
• Sem quantidade de água suficiente, ocorre a redução da oferta de alimentos, uma vez que esse problema pode afetar a agricultura. Com isso, mais pessoas podem ser afetadas pela fome, indo assim na contramão do desenvolvimento social;
• Não é apenas a agricultura que necessita de água para o seu desenvolvimento, mas também outros setores do mercado (pecuário, setor de produção de produtos etc.). Dessa forma, a crise hídrica também pode afetá-los, comprometendo a economia e o consumidor final;
• Há também uma significativa redução de água para a população, o que pode afetar o seu desenvolvimento adequado.
São por essas e outras razões que é importante utilizar de forma racional a água, um dos bens mais preciosos do planeta, até mesmo para a preservação de nossa saúde.
Para ler outros conteúdos como este, que tal acompanhar as publicações em nosso blog? Nele, estamos sempre compartilhando posts que podem enriquecer mais seus conhecimentos e facilitar seu dia a dia.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]