A música é uma arte que vai além da expressão humana através dos sons, tornando-se uma ferramenta fundamental para vários aspectos, como a cognição e a formação pessoal. Entender como a música melhora o desenvolvimento das crianças é fundamental para todas as etapas da infância, principalmente nos seus primeiros anos, quando descobrem mais sobre o mundo.
Esses benefícios são corroborados por várias pesquisas científicas nas diversas áreas: psicologia, neurologia, pedagogia, na linguagem e desenvolvimento da fala, entre outros. Só que a amplitude da arte musical vai muito além de ensinar, tornando-se peça fundamental para a formação dos nossos pequenos.
Entenda, abaixo, os principais pontos que elucidam como a música melhora o desenvolvimento das crianças – e porque introduzi-las, o quanto antes, no meio musical.
Beneficia vários aspectos cerebrais
Como bem sabemos, as crianças têm uma capacidade de atenção e retenção de informações maiores que qualquer outra etapa da vida. A música, por conter vários traços – sonoridade, intensidade, letra, melodia, poesia, frequência, entre outros – beneficia vários aspectos na formação cerebral.
A principal delas é o desenvolvimento cognitivo que afeta diretamente uma série de fatores, tais quais:
– A memorização, principalmente voltada ao ritmo, onde a criança passa a entender qual é o tempo correto para se expressar com vocábulos ou com seu corpo, ampliando sua capacidade de absorver diferentes tons e conceitos, é visível já nas primeiras interações;
– A concentração também é um processo ímpar. Quando há a necessidade de acompanhar e decorar as variadas melodias, as crianças precisam de um esforço para que consigam assimilar – e, posteriormente, reproduzir o que aprenderam;
– Consequentemente, temos vários benefícios agregados ao aprendizado, como a própria linguagem, entendendo e conhecendo novos vocábulos; a memória auditiva, que associa sons com sensações; e a capacidade de criação, visto que eles buscam desenvolver sons parecidos através de qualquer tipo de material, como o clássico ‘batucar em uma lata’.
Benefícios ao aspecto social
Seja timidez ou pela falta de contato interpessoal, muitas crianças ‘travam’ quando estão em frente a outras pessoas. A música é uma forma de agregar, de maneira prática e sem ser intrusiva à personalidade do pequeno, a interação com outras da mesma faixa etária.
Principalmente para quem é inseguro, as diferentes formas de utilizar a música dão autonomia aos pequenos, seja para cantar, dançar, tocar um instrumento. Não à toa, as canções são peça fundamental na Educação Infantil, principalmente cantigas infantis que condensam turmas inteiras.
Coordenação e estímulo físico
Para fechar, a música é fundamental em uma característica estrutural das crianças: seu crescimento. O ritmo imposto pela dança, pelo canto e interação, trazem aspectos muito positivos principalmente para a coordenação motora, sejam desde os músculos da boca, até dos membros, os mais utilizados.
Consequentemente, a criança aprende mais sobre o próprio corpo. Também, dá disposição e direcionamento às atividades que podem ter a música agregada, como diferentes exercícios aeróbicos. Ou seja, não apenas a mente, mas o corpo é amplamente beneficiado.
Conclusão
A música melhora o desenvolvimento das crianças de várias outras formas, como a capacidade de compreender conceitos abstratos; interação com novas línguas; aprendizado de instrumentos musicais, partituras, tons e outros elementos.
Assim, seja a faixa etária, condição social ou nível musical em que a criança se encontra, uma coisa fica evidente: esta expressão da alma humana é indispensável na formação do ser humano desde a barriga da mãe.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!