A conscientização ambiental é um assunto que vem crescendo nos últimos anos. O conceito chegou ao mercado e hoje é um diferencial competitivo para qualquer empresa. Não se trata somente de discursar e coletar o lixo, atualmente as empresas têm um forte papel social e devem utilizar de sua visibilidade para despertar valores politicamente corretos.
Mas não adianta o discurso por si, é preciso mobilizar os colaboradores e dispor de uma estrutura que possibilite tirar tais ações do campo teórico e levar para a prática.
Uma empresa que se propõe a propagar a consciência ambiental está ajudando o planeta e criando colaboradores conscientes, que levam os ensinamentos do trabalho para suas vidas.
Uma organização possui um papel social e deve ser um exemplo não só para o consumidor, mas para a localidade em que atua.
O consumidor contemporâneo é diferente de outrora. Hoje o que importa não é somente o produto, a empresa também deve dialogar com os valores do consumidor.
Com o advento da tecnologia e a visibilidade que a internet tem, o público tem um olho clínico para analisar uma marca e ver se ela está de acordo com suas expectativas, por meio de uma série de valores.
Veja a seguir, como aumentar a consciência ambiental na sua empresa.
Estimular ações socialmente corretas
É preciso que os empreendedores estimulem uma postura sustentável dentro das empresas. Para isso, é preciso separar o lixo corretamente, fazer uso consciente dos materiais, reutilizar tudo que for possível, entre outras ações.
Isso melhora a imagem da organização, melhora as atividades e passa valores imensuráveis aos colaboradores.
Tornar a consciência ambiental parte da cultura organizacional
Qualquer ação dentro de uma empresa que pretenda ser séria precisa ser incluída à cultura organizacional.
Dessa forma, se uma organização pretende potencializar a consciência ambiental, é necessário que esta iniciativa faça parte dos valores e da missão de uma empresa.
A conscientização acerca de responsabilidade social permite a construção de valores sólidos no âmbito de uma empresa, além de maior credibilidade para as organizações.
Gestão correta de resíduos
É preciso ter conhecimento de saber o que deve e o que não deve ser descartado. Afinal, o descarte inadequado de um resíduo também pode ser nocivo ao meio ambiente.
O descarte de resíduos deve ser feito de maneira planejada e gerenciado de forma assertiva.
Isso é necessário para o crescimento da empresa e de forma a assegurar o máximo reaproveitamento dos resíduos.
Inclusive, tal iniciativa é uma forma de evitar perdas financeiras e de credibilizar a imagem de uma organização.
Capacitar os colaboradores
A melhor forma de fomentar valores e expertises para o capital humano é estimulando, valorizando e capacitando os colaboradores.
Assim, a conscientização ambiental deixa de ser mera falácia e torna-se parte dos valores imprescindíveis.
Assim, o papel social das empresas alcança o capital humano, fazendo com que a organização consiga cumprir o seu papel enquanto agente da sociedade.
Infraestrutura adequada para programas ambientais
Não adianta estimular a consciência ambiental e discursar acerca de ações benéficas para o meio ambiente se a organização não dispor de uma infraestrutura adequada para tais ações.
Afinal, se a própria empresa não possibilitar condições de desenvolver tais ações, de nada adianta.
Por isso, uma organização deve adotar programas e ações que sejam pautados pela temática ambiental e exerçam papel social relevante.
Economia circular: o impulso do consumo e produção responsáveis
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim