Patrimônio, segundo o dicionário, significa ‘herança familiar’ ou ‘conjunto de bens familiares’, logo, patrimônios culturais estão diretamente ligados ao que importa para a cultura e a vida de determinada sociedade, representando portanto a sua identidade. Basicamente, podem ser divididos em materiais e imateriais.
O que é Patrimônio Cultural
Desde a constituição de 1937, se discute sobre o que é Patrimônio Histórico e Cultural no Brasil. Segundo o Decreto de Lei nº 25, no artigo 1º do documento lançado naquele mesmo ano, o conceito descrito é:
“Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. ”
Logo, podemos definir como patrimônio cultural todos os bens – sejam eles materiais ou imateriais – que tem uma importância histórica ou cultural para um grupo de pessoas, ou até mesmo o país.
Tipos de Patrimônio Cultural
Nesse sentido, podemos dividir os patrimônios em alguns grupos: culturais, artísticos e naturais. Dentro dos culturais, é possível separar em dois grandes grupos: materiais e imateriais.
Patrimônio Cultural Material
Constitui todos os bens materiais considerados tangíveis de um povo. Ou seja, museus e outras obras arquitetônicas, esculturas, pinturas, sítios arqueológicos, bibliotecas e outros que possuam valor histórico e cultural.
Como exemplo de patrimônios materiais no Brasil temos:
– Centro Histórico de Olinda em Pernambuco;
– Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais;
– Ruínas de São Miguel no Rio Grande do Sul;
– Centro Histórico de Ouro Preto;
– Centro histórico de Salvador.
Patrimônio cultural Imaterial
Indo de contraponto ao material, o patrimônio cultural imaterial considera todos os bens intangíveis de um povo. Como intangíveis podemos pensar em tudo aquilo que não necessariamente podemos tocar, mas fazem parte da história e da cultura.
Logo, dentro dos bens imateriais, temos: danças, rituais, a gastronomia típica, manifestações literárias, músicas e todas as outras expressões simbólicas de determinada sociedade.
Alguns dos patrimônios imateriais do Brasil são:
– Literatura de Cordel;
– Frevo;
– Carimbó;
– Capoeira;
– Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim.
Como são escolhidos os locais considerados Patrimônios Culturais da Humanidade
Para ser tombado – ou seja, considerado – como Patrimônio Histórico e Cultural da Unesco, o objeto precisa atender a alguns pré-requisitos específicos como:
– O objeto precisa ser classificado em pelo menos uma das categorias: natural, cultural ou misto;
– O cultural precisa ter valor histórico, científico, estético e arqueológico;
Uma vez tombada, os bens materiais e imateriais são incluídos em uma lista mundial da UNESCO que já conta com mais de 1000 itens ao redor do mundo, e a organização se compromete a oferecer assistência internacional visando a proteção e conservação de cada um.
Alguns dos patrimônios culturais muito conhecidos ao redor do mundo são:
– Machu Picchu no Peru;
– Taj Mahal na Índia;
– Grand Canyon nos EUA;
– A Grande Muralha da China;
– Acrópoles de Atenas na Grécia.
Gostou de conhecer mais sobre os patrimônios culturais e seus diferentes tipos? Então, não perca nossos próximos artigos por aqui.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim
Fontes:
https://cbhsaofrancisco.org.br/noticias/cultura_blog/patrimonio-cultural-o-que-e-e-os-tipos/
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-e-patrimonio-cultural
https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/patrimonios-culturais-da-humanidade-unesco-brasil/