[vc_row][vc_column][vc_column_text]Comunidades sustentáveis são aquelas que prezam pela sustentabilidade, através da preservação de recursos naturais somada a uma conscientização social coletiva favorável ao bem-estar da população. O conceito abrange não somente a comodidade daqueles com quem convivemos hoje, mas também acolhe a proteção das gerações que ainda estão por vir.
O desenvolvimento desses espaços requer importantes pilares para a construção de um ambiente sustentável, o que necessita de planejamento, empatia, senso de coletividade, organização e o conhecimento de técnicas necessárias para a sobrevivência de um ecossistema.
Comunidade rural
A agricultura familiar, por exemplo, é uma forma de poupar recursos financeiros, conscientizar sobre o valor de produtos agrícolas e, consequentemente, refrear eventuais desperdícios alimentícios.
Comunidade urbana
Ambientes urbanos, no entanto, devem exigir outros procedimentos para lidar com a administração de bens de consumo e seus respectivos resíduos, como a fiscalização de áreas industriais e a redução de agentes poluentes na água e no solo.
As comunidades sustentáveis estão diretamente relacionadas com a implementação de políticas de ordem social, ambiental, econômica e institucional, que promovam soluções para adversidades de interesse público.
Em conformidade com as complicações que permeiam o cotidiano, atuar contra calamidades como a fome, a pobreza, as catástrofes ambientais, as crises sanitárias e o difícil acesso a direitos básicos como a educação, torna-se um desafio a ser sanado no Brasil e no mundo.
Paralelamente, a expansão considerável de centros urbanos passa a reforçar a necessidade de medidas voltadas para a inclusão social, segurança e acesso à informação.
Comunidade internacional
Dito posto, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece três pilares para o desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental. O fortalecimento total desses eixos exige mudanças de postura significativas advindas da sociedade, como a diminuição de valores consumistas e a construção de uma consciência ecológica a ser aderida por pessoas físicas e jurídicas.
O pilar social é o responsável por incitar práticas e relacionamentos saudáveis, além de estimular a criatividade e boas relações de convívio entre um indivíduo e aqueles com quem interage diariamente.
A criação de eventos e atividades comunitárias, o respeito incondicional ao próximo e a construção de um sentimento de pertencimento e coletividade são algumas formas de socializar de forma proveitosa e positiva.
O pilar financeiro está além da perspectiva comum de lucro, característica do capitalismo e suas relações de oferta e demanda, abrangendo também o uso responsável de insumos, a economia de energia elétrica e a devida consideração por funcionários, colaboradores e entidades concorrentes no mercado de trabalho.
Por fim, o pilar ambiental busca reduzir ações nocivas ao meio ambiente, o que pode ser estabilizado através de medidas simples, como evitar o uso de objetos plásticos descartáveis, praticar a coleta seletiva do lixo e utilizar fontes de energia renováveis, como a solar ou a eólica.
É importante reiterar que esses pilares representam medidas a serem consideradas rotineiramente, o que requer planejamento, determinação e, consequentemente, atitudes positivas a serem aderidas por todos que compõem uma comunidade.
REFERÊNCIAS
https://www.movimento90.com/blog/2019/10/24/cidades-e-comunidades-sustentveis-cidades-e-assentamentos-humanos-mais-inclusivos-seguros-e-resilientes-egns6#:~:text=Motivada em encontrar essa resposta,por todos os países-membros.
http://www.abc.org.br/2012/06/13/crescer-incluir-e-preservar-os-tres-pilares-do-desenvolvimento-sustentavel/
https://www.childfundbrasil.org.br/blog/cidades-e-comunidades-sustentaveis-o-ods-escolhido-para-o-brasil/.
https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/rio20/temas-em-discussao-na-rio20/onu-estabelece-tres-pilares-para-o-desenvolvimento-sustentavel-dos-paises-economico-social-e-ambiental.aspx
https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/entenda-os-tres-pilares-da-sustentabilidadee
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]