Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como compor uma música? Dicas para iniciantes

músicas-escrever-compor

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Expressar-se é algo que faz parte da natureza humana e, certamente, se você gosta de escrever e de ouvir boas músicas, é provável que já tenha pensado se não seria um compositor de excelência.

No entanto, saiba que compor uma música requer não apenas domínio da escrita. É essencial também ter inspiração e criatividade para que desse processo saia os melhores arranjos musicais.

Quer começar a escrever seus primeiros versos musicais agora? Então não deixe de conferir o post. Nele apresentamos algumas dicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos.

Tenha um caderno e uma caneta

Primeiro de tudo, compre um caderno e uma caneta, pois é um material que será sem dúvida fundamental para que faça seus primeiros rascunhos. Utilize esse caderno como um diário em que você pode guardar seus pensamentos/ideias/inspirações sobre músicas.
Embora, vale dizer, ter um caderno e caneta seja fundamental, hoje em dia, muitas pessoas têm utilizado plataformas digitais (Word, Google Docs etc.) para escrever músicas. E isso pode trazer algumas vantagens, como, por exemplo, rapidez tanto na escrita como na edição do material.

Leia letras de outras músicas

Ler bastante outras músicas pode também ajudar no momento de escrever novas músicas, porque, nesse caso, você conquistará experiência para poder fazer letras do jeito que espera.

Por exemplo, se acredita que é inclinado a escrever sobre o gênero musical sertanejo, leia músicas que sigam essa vertente. Assim poderá saber a linha de pensamento dos autores das músicas e inovar com base nisso.

Busque se aventurar para ter inspiração

Dizem por aí que as boas músicas, poemas e outras obras artísticas ganham vida com base na experiência do autor. A música, neste caso, serve a um propósito, que é permitir que o autor se expresse.

Então, como dica, permita-se viver e ter aventuras dignas de grandes inspirações. Viver o romance, a agitação da vida urbana, a calmaria das pequenas cidades: tudo isso pode te ajudar a escrever músicas incríveis.

Faça rascunhos

Agora chegou o momento de partir para a ação. Como assim? Com base em tudo que aprendeu, é hora de começar a escrever seus primeiros rascunhos. Nesse momento, você pode ficar um pouco travado(a), mas saiba que isso é super comum. Afinal, qualquer projeto novo nos faz sentir um pouco de dificuldade no começo.

O que precisa ter em mente é não desistir, pelo contrário, deve persistir, para que assim consiga alcançar seu objetivo. Por isso, recomendamos que viva, primeiro, muitas experiências na vida para que tenha sobre o que escrever em suas músicas.

Frequente um curso superior em Música

Você também pode frequentar um curso de música. Hoje, existem cursos superiores de Música, que ensinam os estudantes a não apenas escrever músicas, mas também a se relacionar com diversos instrumentos musicais, como piano, violão, guitarra, baixo etc.
É uma ótima ideia para quem deseja ultrapassar o campo dos iniciantes e avançar em direção ao profissional.

Agora que você está por dentro de algumas dicas para compor suas músicas, que tal começar a fazer isso agora? Corra em direção ao seu sonho!
Leia outros artigos como este ao acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?

Composição Musical


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Click to listen highlighted text!