O blues é um gênero musical criado pelos afro-americanos por volta do fim do século XIX, no sul dos Estados Unidos. Ele foi desenvolvido a partir de música tradicional, de raízes e tradições musicais africanas, spirituals, canções de trabalho afro-americanas. O gênero também incorporou as baladas narrativas simples e rimadas, o ring shout e o canto de campo.
Ele influenciou outros gêneros musicais, como o jazz, o rock ‘n’ roll e o rhythm and blues. Sua forma tem como características a escala de blues, o padrão de chamada e de resposta e as progressões de acordes específicas, onde o blues de doze compassos é o mais conhecido.
O blues influenciou bastante a música brasileira nos anos 1990. Embora tenha sido criado nos Estados Unidos muito antes, o gênero está presente no país desde os anos 1960, influenciando muitos músicos nacionais.
Neste post mostraremos como o blues é importante para a música brasileira. Leia e compartilhe com seus amigos!
História do blues no Brasil
A história do blues no Brasil, semelhante ao que aconteceu nos anos 1960 na Inglaterra, está muito ligada ao surgimento do rock no país. Como dito anteriormente, desde os anos 1960 ele começou a aparecer por aqui, graças a Jovem Guarda. Isto porque os músicos brasileiros faziam versões em português de rocks internacionais.
Nos anos 1970, bandas, como a de Raul Seixas, Made in Brazil e Rita Lee & Tutti-Frutti sempre tinham músicas deste estilo em seus repertórios. Era comum que houvesse pelo menos um blues em seus álbuns.
Havia ainda, no underground, bandas autênticas de blues, como o Fickle Pickle. Até mesmo o cantor Serguei, que mesmo transitando por vários estilos musicais, sempre foi um entusiasta do blues no Brasil.
Nos anos 1980, houve a explosão do rock brasileiro e, com ele, do blues. Muitas bandas conhecidas, como o Barão Vermelho (“Down em Mim”) e a Blitz (“Cruel, cruel Esquizofrenético Blues), gravaram músicas deste gênero em seus discos. No entanto, poucos artistas elevaram mais o blues no Brasil do que o cantor Celso Blues Boy.
Os anos 1990
No final dos anos 1980, surgiu o grupo Blues Etílicos, do Rio de Janeiro, e André Christóvam, de São Paulo. Eles lançaram álbuns do gênero, em 1989 e estouraram no Brasil. A banda Made in Brazil também lançou um disco inteiramente dedicado ao blues em 1992. Isso tudo ajudou a criar uma cena forte para o blues nacional e no fortalecimento do rock brasileiro, que sofria muita influência deste estilo.
Desde então, o blues está ganhando cada vez mais espaço no país, através de grandes festivais anuais. Entre eles estão:
· Festival de Blues Internacional de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto, São Paulo;
· Santos Jazz, em Santos, São Paulo;
· MS Blues Festival, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul;
· Mississippi Delta Blues Festival, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul;
· Ibitipoca Blues Festival, em Lima Duarte, Minas Gerais;
· Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, no Ceará; e
· Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, em Rio das Ostras, Rio de Janeiro.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim