Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Biografias – músicos

biografias-musicos

5 biografias que todo apaixonado por música deve começar a ler

Ler um livro é um dos grandes prazeres da vida, especialmente quando ele trata de um assunto pelo qual somos apaixonados. No caso da música, a primeira das sete artes, podemos encontrar tanto obras que abordam a teoria musical, quanto as que contam a vida de músicos que marcaram a história com suas carreiras – as biografias.

Estas biografias são uma verdadeira fonte de inspiração para quem gosta de música, além de uma oportunidade de conhecer a pessoa por trás do artista. Por isso, se você é apaixonado por música, certamente vai se interessar pelo tema deste artigo.

Continue lendo e descubra 5 biografias que todo amante da primeira arte deve começar a ler e inspire-se! Cique neste link e conheça mais, também, sobre compositores brasileiros de MPB

1. Divino Cartola: uma vida em verde e rosa – Denilson Monteiro (2013)

Considerado um dos maiores nomes do samba, Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, gravou seu primeiro disco aos 66 anos de idade. Antes disso, foi lavador de carros, serviu café e fez biscates, ao mesmo tempo em que compunha verdadeiras obras-primas para a nossa música, como “As rosas não falam”, “O mundo é um moinho” e “Tive sim”.

Por meio de entrevistas, manuscritos de letras, poemas e imagens históricas, Denilson Monteiro nos apresenta a trajetória de Cartola, um gênio da música brasileira que ajudou a fundar a Escola de samba Estação Primeira da Mangueira. É um livro para deixar na cabeceira!

2. Frank: A voz – James Kaplan (2010)

A voz inesquecível de Frank Sinatra fez dele um dos maiores nomes do cancioneiro norte-americano e ficou registrada em belas músicas, como “My way” e “Killing me softly”. Neste livro, o autor narra os primeiros quarenta anos da vida contraditória do cantor, dono de um talento musical inegável e impressionante, mas também de muitos defeitos.

Ao ler “Frank: a voz”, você terá uma ideia da ascensão e queda de Sinatra, de seu renascimento e da sua importância no cenário musical mundial.

3. Beethoven: as muitas faces de um gênio – João Mauricio Galindo e Romain Rolland (2019)

Um nome que ecoa aos ouvidos de amantes da música até hoje, mesmo passados 250 anos de seu nascimento, sem dúvida é o de Ludwig van Beethoven. O gênio da música clássica continua a emocionar multidões em todo o mundo com suas belas composições.

No livro recém-lançado, a vida do brilhante compositor alemão é apresentada aos leitores, passando pela infância, pela surdez que o acometeu, até sua morte em Viena em 1827. É uma oportunidade magnífica de entender um dos nomes mais expressivos e executados da música clássica.

4. Coltrane – Paolo Parisi (2016)

O jazz é um dos ritmos mais marcantes da música mundial, tendo como uma de suas figuras mais emblemáticas o grande John Coltrane. Paolo Parisi encontrou na história em quadrinhos um modo de narrar a trajetória deste compositor, como a infância pobre, o encontro com Miles Davis, a saída do anonimato, o envolvimento com drogas, a segregação racial e outros fatos marcantes.

O talento inegável de Coltrane está registrado nesta biografia mais do que especial. Não deixe de apreciá-la!

5. Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga – Dominique Dreyfus (2012)

Luiz Gonzaga tem sua trajetória narrada pela francesa Dominique Dreyfus, o que mostra o quão longe chegou à voz do rei do baião nascido no sertão de Pernambuco. O músico colocou o Nordeste no mapa da música popular brasileira e certamente merece o título.

A eternidade é garantida a Gonzaga, um dos maiores nomes da nossa música e que você não pode deixar de conhecer.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Click to listen highlighted text!