A música brasileira é, sem sombra de dúvida, uma das maiores expressões brasileiras. É nela que expomos todas as questões que permeiam a difícil tarefa de definir a nossa identidade nacional. Por meio da música choramos amores, apontamos ingratidões, festejamos os amigos, filosofamos a vida e encaramos o cotidiano nada fácil do Brasil.
É certo, também, que a música é feita por grandes nomes, pessoas que tiveram origens diversas e que imprimiram em sua arte uma personalidade tão própria da nossa gente que é compreendida e assimilada em qualquer canto desse país
Seja ela compositora, instrumentista, intérprete, não importa. Todas elas deixaram sua marca e encantaram gerações através dessa arte tão essencial para nossa nação. Por conta disso, separamos a seguir grandes biografias de também grandes músicos que contribuíram de alguma forma para adicionar beleza à grande arte musical brasileira.
Sendo assim, fique com a gente e confira tudo isso logo a seguir!
1. Noel Rosa, de Carlos Didier e João Máximo
Um dos mais conhecidos sambistas de todos os tempos, influenciado pelos grandes compositores do Estácio, Noel Rosa ajudou a formatar o samba carioca dando-lhe esse aspecto urbano que tanto se faz presentes em inúmeras de suas canções como, Com Que Roupa, Feitiço da Vila, Três Apitos, Último Desejo, entre outras.
A biografia escrita por João Máximo e Carlos Didier percorre em suas mais de 500 páginas toda a história de um dos maiores gênios da música popular brasileira, mostrando seus altos e baixos, seu estrondoso sucesso e sua morte prematura antes dos 27.
2.Carmen: uma biografia, de Ruy Castro
Outro ícone controverso do século passado é, sem dúvida nenhuma, Carmen Miranda. A mais brasileira das cantoras nascidas em Portugal coleciona fatos arrebatadores em sua trajetória até a sua morte, que ocorreu praticamente em cima do palco.
Desde o sucesso no exterior, com a colaboração à política da boa vizinhança, até seu retorno ao Brasil, acusada de voltar “americanizada”, Carmen Miranda é esmiuçada com profundidade e maestria pelo crítico e pesquisador musical Ruy Castro, também autor de um clássico livro sobre a bossa nova, Chega de Saudade: a história da bossa nova, Carnaval no Fogo, A Noite do Meu Bem, entre outros.
3. Elisete Cardoso: uma vida
Quando se fala em biografias musicais, Sérgio Cabral é um nome inconteste. Autor de inúmeros livros de samba e de biografias de baluartes como Ataulfo Alves, Pixinguinha, Tom Jobim, Nara Leão, entre outros, também escreveu sobre ela, que é considerada a maior e mais completa cantora brasileira de todos os tempos, reconhecida por chico Buarque como “a mãe de todas as cantoras”: Elisete Cardoso.
O livro conta a história da menina que se revezava entre idas a rádio e o trabalho no salão de beleza, os namoros (inclusive com um irmão de Carmem Miranda e com o grande jogador Leônidas), os cuidados com os filhos, as gravações primeiras, os discos clássicos, como Canção do Amor Demais, Elisete Sobe o morro, Preciso Aprender a Ser só etc.
4. Resposta ao Tempo – Aldir Blanc, de Luiz Fernando Vianna
A vida do maior letrista da música brasileira é contada desde a sua infância na Vila Isabel até a composição de grandes clássicos do repertório nacional como O Mestre Sala dos Mares, O Bêbado e a Equilibrista, Resposta ao Tempo, Jogador, Querelas do Brasil, Falso Brilhante, entre tantas canções que fazem parte do imaginário brasileiro.
Além disso, o livro conta com uma seleção quase que completa de mais de 400 letras gravadas e algumas ainda inéditas de Aldir Blanc.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr