[vc_row][vc_column][vc_column_text]Sabemos que a música pode nos transportar para lugares diversos e isso pode vir com ajuda de muitos recursos. Pensando nisso, vamos falar sobre Backing Vocal e Segunda Voz, com as diferenças principais entre esses dois acompanhamentos.
Afinal, é fácil ficar encantado com esse tipo de trabalho ao ouvir uma música ou mesmo ao participar de um show, podendo ver ao vivo. E saber a diferença entre os dois é muito importante para entendermos a música, inclusive, para apreciarmos em sua totalidade.
Assim, se você ainda tem dúvidas, continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o universo do canto!
Backing Vocal e Segunda Voz: confira as diferenças principais
Quando falamos sobre backing vocal temos uma voz principal e outras vozes acompanhando, que podem ser duas, três ou mais. O mais comum é encontrarmos 3 backing vocals junto ao cantor principal. Por outro lado, a segunda voz acompanha a primeira, então, é regra que sejam apenas duas.
Com isso, podemos comparar o show de um cantor ou cantora, que fica no ponto principal do palco, cantando acompanhado de uma equipe que fica mais para trás. É o backing vocal, que costuma ser formado por três pessoas no palco.
Partindo para a prática da segunda voz, podemos usar como exemplos as duplas sertanejas, onde uma das vozes é a principal e a outra a segunda. Em uma apresentação os dois ocupam o mesmo espaço no palco, sendo atração principal, na mesma medida.
A forma de cantar a melodia é diferente também
Trazendo para a melodia, saiba que a primeira voz segue a principal e a segunda canta outra, mas continua reproduzindo a letra da música. Não foi à toa que citamos as duplas sertanejas, que entram muito bem no exemplo de primeira e segunda voz trabalhando juntas.
Quando fazemos a comparação com o backing vocal isso muda. O cantor principal canta toda a letra e é apenas acompanhado. O grupo não costuma cantar a letra completa da música, mas atua de maneira importante valorizando a obra.
Muitas vezes apenas uma última linha da estrofe recebe as vozes do backing vocal. Existem muitas possibilidades nesse formato, porque o grupo pode cantar após a letra da música, complementando o que o cantor disse, ou ainda, repetir a última palavra.
O backing vocal também pode fazer vogais mais longas, o que chamamos de fazer uma cama com as vozes. Todos esses acompanhamentos estão lado a lado da voz principal, a deixando mais bonita e completando a apresentação musical. É comum ouvirmos o conjunto e não repararmos alguns desses detalhes.
Vale a pena ouvir música, tanto de segunda voz quanto aquelas acompanhadas por backing vocal e prestar atenção ao uso dos recursos. Além disso, há grupos e cantores que possuem em suas músicas detalhes que se repetem, que acabam fazendo parte da sua identidade.
A partir do conhecimento que você tem agora, passe a observar melhor seus cantores e grupos preferidos, entendendo as preferências deles em relação a essas vozes. A sua experiência ao ouvir essas músicas será muito diferente sabendo tudo isso.
Aproveite para fazer a diferença por meio da arte, apoie o nosso trabalho!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]