Por mais que pensamos ser inaceitável a aversão à música, sendo esta arte uma das maiores características culturais do brasileiro, definidora da nossa identidade e um dos maiores produtos de exportação do país, existem pessoas que não gostam de música.
No entanto, como tudo na vida, até mesmo a audição de uma boa canção é um exercício de atenção, o que nos dias de hoje, com o mar de distrações no qual estamos submetidos, se torna uma tarefa árdua.
De qualquer modo, mesmo pessoas que não são muito afeitas à primeira arte, podem desenvolver alguma habilidade na área e até mesmo colher os inúmeros benefícios que a música pode proporcionar.
Sendo assim, para saber mais sobre o assunto, entender quais os benefícios da música e como burlar a barreira da aversão, fique com a gente e confira tudo isso no artigo a seguir. Acompanhe!
1. Aprimora a memorização
Se você é uma das pessoas que têm dificuldade em relação à memória, você poderia cogitar superar a aversão pela música e iniciar o aprendizado de um instrumento. Já está cientificamente comprovado que o desenvolvimento de habilidades musicais pode aumentar a nossa capacidade de memorização.
Além de ser uma atividade nova e estimulante, a música exige certa disciplina e concentração que faz com que exercitemos a nossa memória em prol de uma boa execução da partitura ou da cifra em questão.
2. Melhora a desinibição
Existem inúmeras pessoas que sofrem com a timidez e a falta de manejo em público. Por conta disso, a opção por mergulhar no estudo de um instrumento pode ser uma saída saudável para combater esse problema.
Não é preciso ser um músico que faz grandes apresentações e aparições em público. O simples fato de estreitar relações com a música melhora a expressividade, o vocabulário social, aumenta o repertório de assuntos, além de ser fundamental para a autoaceitação.
3. Abre as portas do mundo
Não existe nada mais satisfatório do que aprender sobre o mundo e suas diversas nuances. Por meio da música isso não só é possível, como é quase que natural. A música não tem fronteiras, ela se expressa para atingir os sentimentos das pessoas em qualquer lugar do mundo.
Por mais que existam canções em diversos idiomas, também há músicas instrumentais, bem como a possibilidade de simplesmente executar a parte melódica e harmônica de uma obra, sem precisar lidar com outras línguas.
É claro que você pode fechar o pacote completo e aprender música, outro idioma e um pouco mais sobre alguma cultura estrangeira. Fica a critério do ouvinte.
4. Proporciona sentimentos positivos
O simples fato de a música não ter utilidade, ou seja, não há motivos para se ouvir, tocar ou estudar música, já é por si só libertador. É simplesmente um prazer que uma pessoa tem. Não há retornos materiais ou motivos-fim para estar ligado à música. Ela simplesmente existe e sua existência basta em si.
Por conta disso que tocar um instrumento não é um dever, nem uma obrigação, e sim um prazer. Só é feito quando realmente há vontade de se fazer. Isso aumenta a sensação de liberdade e de autonomia, o que proporciona um bem-estar para todos que estão inseridos nessa arte.
Gostou do artigo de hoje e quer se aprofundar ainda mais nesse e em diversos outros assuntos correlatos? Entre em nosso site e fique por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado constantemente!
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Criado por: Agência de Marketing RedaWeb