Obras de arte que interagem com o nosso espaço urbano
Muito se engana quem pensa que a arte está restrita a espaços próprios ou, pior ainda, espaços elitizados. Muito pelo contrário, cada vez mais, os artistas buscam inserir suas obras no nosso cotidiano, de modo a dialogarem com o espaço urbano.
Esse tipo de obra de arte, também chamado de intervenção urbana, pode ser criada com os mais diversos materiais e pelos mais diversos motivos.
Embora possa ter apenas a finalidade de entretenimento, também pode ser posicionada de forma a gerar um diálogo sobre questões importantes. A seguir, confira cinco exemplos muito famosos de intervenções urbanas:
1. Cow Parade
A Cow Parade é um dos exemplos mais antigos de intervenção urbana e também um dos mais bem-sucedidos. O movimento surgiu na Suíça, em 1998, e desde então, já teve exposições em mais de 30 países.
A ideia básica é oferecer a artistas locais uma escultura de vaca em fibra de vidro, para que seja customizada de acordo com seu estilo e exposto nas ruas. O objetivo central do movimento é democratizar o acesso às artes visuais.
2. Fra.Biancoshock
O italiano Fra.Biancoshock é conhecido pelas obras de arte que exibe em diversas cidades da Europa e da Ásia. As suas intervenções têm um forte viés político, e uma das mais famosas, chamada “In-globalized”, mostra um morador de rua sendo esmagado por um prédio.
Essa obra foi exposta em 2013, na República Tcheca. Hoje em dia, o artista já fez mais de 550 intervenções urbanas e continua sendo superativo.
3. Roadsworth
O canadense Peter Gibson realmente busca interagir com o espaço urbano ao estabelecer suas obras de arte na cidade de Montreal. As intervenções urbanas do artista, que é conhecido como Roadsworth, são normalmente feitas no asfalto da cidade.
Além das razões estéticas, Gibson faz as suas obras buscando questionar a cultura dos automóveis. Ele faz pinturas em faixas de pedestre, e um dos exemplos mais famosos é a pintura de um pacote de batata do McDonalds.
4. Sean Yoro
Esse surfista havaiano tem um dos exemplos mais diferentes de intervenção urbana.
Equilibrando-se em sua prancha, Yoro faz desenhos nas paredes, construções e pontes que ficam às margens de rios, lagos e oceanos.
Seus desenhos consistem em mulheres em estilo hiperrealistas, que acabam por dar a ilusão de estarem saindo da água. O efeito é lindo.
5. Dispatchwork
O artista alemão Jan Vormann utiliza sua arte para colorir e dar mais criatividade a muros e paredes mundo afora. Ao perceber um buraco ou espaço em muros, Vormann conserta o espaço com um material, no mínimo, inusitado: pecinhas de Lego.
As suas montagens coloridas, chamadas de Dispatchwork, podem ser encontradas em diversas cidades.
– Nova York;
– Berlim;
– Paris.
São apenas alguns exemplos de lugares que contam com as obras dele.
E então, ficou interessado nas intervenções urbanas? Você pode encontrar muito mais exemplos de intervenções famosas na internet, e por que não buscar exemplos de artes que interajam com o espaço urbano na sua própria cidade? Vamos consumir arte!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!