A desigualdade social limita o acesso de grande parte da população do Brasil e do mundo às diversas formas de bens culturais e artísticos da humanidade, o que impõe uma barreira à construção de uma sociedade mais desenvolvida.
Um dos principais malefícios visto nesse cenário é a defasagem em termos de aprendizagem e desenvolvimento do senso crítico, itens essenciais para formação de cidadãos capazes de lutar pelos seus direitos. Por isso, a cultura e a arte são consideradas ferramentas fundamentais para a inclusão social.
Acesso à arte e cultura no Brasil
No Brasil, é incontável o número de pessoas que estão impedidas de ter acesso à cultura e arte por causa no desequilíbrio de oportunidades existentes no país, em que a maioria da população vive na pobreza e, com isso, tem pouco ou nenhuma oportunidade de contato com a cultura ou obras de arte.
Há quem diga que a internet popularizou o acesso às obras de arte e à cultura. Sem dúvidas, os bens culturais ganharam um maior poder de alcance, contudo, ainda existem cerca de 33 milhões de pessoas sem acesso à internet no Brasil.
Na grande maioria dos casos, os bens culturais e artísticos como exposições, museus, cinemas, teatros ou casas de shows estão em locais centrais, de difícil acesso para a população da periferia que precisa cruzar grandes distâncias.
Outro problema no acesso à arte e cultura é o preço de tais espetáculos, que nem sempre são acessíveis às pessoas periféricas, por isso, estes bens da arte e cultura acabam restritos a quem está mais perto e pode pagar por eles.
Importância da arte e cultura para a inclusão social
A arte e a cultura têm potencial de instrumentos de inclusão social por meio do aprendizado que proporcionam dentro e fora das salas de aula. Na escola, elas podem ajudar no combate de preconceitos e desigualdades, pois criam um público muito mais responsável em tornar o mundo um ambiente mais seguro.
Elas também permitem uma formação social e cultural da população, já que também dão condições para a expressão de emoções e fornecem base para construção de identidade, essenciais principalmente para o público mais jovem.
Independente de diferenças de identidade de gênero, etnia, orientação sexual, classe social ou religião, a cultura e a arte conseguem contribuir com todos os tipos de público, pois elas dialogam com a diversidade e atuam no combate aos preconceitos e retratam os mais diversos tipos de realidade.
É primordial que sejam realizados, pela iniciativa pública e privada, eventos acessíveis em termos de distância e valores que possam tornar a arte e a cultura mais acessíveis. Com este estímulo, é possível que a própria população se sinta motivada e passe a fazer seus próprios eventos em todos os bairros.
Saiba mais
Acesse o site da Sabra – Sociedade Artística Brasileira – e conheça melhor as iniciativas de promoção da inclusão social e preservação do patrimônio cultural do Brasil. As ações visam incentivar a formação profissional e cultural e a entrada no mercado de trabalho.
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Texto por: RedaWeb