As influências da cultura africana na arte brasileira
O Brasil é o resultado de uma mistura cultural desde o momento de sua colonização. Nossa diversidade cultural é herança deixada por diversos povos que construíram o país e fizeram parte de sua história, em especial o povo africano, que foi tirado de diferentes partes da África para serem escravizados, mas não deixaram de lutar pelo direito de manter seus costumes e crenças em solo brasileiro.
As influências da cultura africana na arte brasileira são diversas e inconfundíveis, como veremos a seguir:
Música
Samba
Um dos ritmos mais populares e característicos do Brasil, o samba tem origem nos batuques africanos, que faziam parte de rituais religiosos como forma de comunicação com as divindades por meio da música, dança e percussão.
Algum tempo depois, outros ritmos como polca e maxixe foram incorporados aos batuques, formando o que conhecemos hoje como samba.
Coco de roda
Mistura entre a cultura negra com a dos povos indígenas brasileiros, o coco é um estilo tradicional do Nordeste. Acredita-se que tenha surgido originalmente nos quilombos, inspirado no som da quebra de cocos para retirada da poupa da fruta. As letras falam sobre natureza e a vida diária da população e a harmonia traz elementos de percussão e marcação ritmada por palmas.
Dança
Capoeira
A mistura de dança, música, luta e jogo é o que faz da capoeira uma expressão cultural tão rica. Graças às suas raízes africanas, ela já foi vista com maus olhos e chegou a ser proibida sob o pretexto de ser perigosa.
O ritmo do atabaque, do berimbau e do agogô – todos eles instrumentos africanos – é que dão o tom para o jogo. Os parceiros simulam uma luta e produzem movimentos de ataque e esquiva, todos a partir do chamado gingado, ou seja, o movimento em que o corpo está ao mesmo tempo alerta e relaxado, mantendo seu centro de gravidade em deslocamento ritmado.
Iundu
O Iundu surgiu com a mistura dos batuques africanos com os ritmos portugueses, o que fez com que fosse aceito mais rapidamente pela população europeia que estava no Brasil. É uma dança sensual que tem como base os movimentos ondulares do corpo, guiados pelo som de flautas e instrumentos de corda, geralmente bandolins.
Arte
Alaká Africano
Conhecido no Brasil como Pano da Costa, o Alaká Africano é parte da vestimenta de baiana tradicionalmente encontrada nas ruas de Salvador e Rio de Janeiro. Sua função seria a de categorizar as mulheres por seu posicionamento dentro de sua comunidade. É utilizado sobre os ombros ou costas e é geralmente branco ou bicolor, neste último caso podendo ser listrado ou xadrez. Podem também ser enfeitados com aplicações de renda.
Artes plásticas
A cultura africana tem forte influência religiosa. As divindades têm cores, músicas e danças que remetem a cada uma delas, de forma que muito do que se produzia artisticamente fazia parte de rituais. Os artistas africanos fabricavam esculturas e imagens que representavam essas divindades com suas feições e características para que pudessem continuar cultuando seus deuses em solo estrangeiro.
FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.
Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.
Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.
Sem custos para você e não interfere em outras deduções.
Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.
Veja como é fácil: são poucos passos!
1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”
2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);
3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);
4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.
5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.
6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!