Lista de aprovados Coral Adulto 2019

Aprovados para o Curso “Coral Aduto” 2019.

A SOCIEDADE ARTÍSTICA BRASILEIRA – SABRA parabeniza todos os candidatos participantes no processo seletivo para as vagas no curso Coral Adulto e publica, como previsto no Edital de Seleção, a lista dos aprovados para o ano de 2019.

A banca avaliadora foi composta por Márcio Miranda Pontes (maestro), Bruno Medeiros (pianista correpetidor).

Os candidatos aprovados deverão enviar, até o dia 10/03/2019, um e-mail para contato@sabra.org.br confirmando a disponibilidade para participar de todas atividades previstas no edital.

A seguir deverão realizar os procedimentos de matrícula de maneira presencial no dia 13/03/2019 Horário: a partir das 18:30 horas. Local: Auditório na Rua Ponta Porã, 45, Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG.

Lista de aprovados para o “Coral Adulto” – 2019

Com bolsa incentivo

SOPRANO
Gisele de Carvalho Fernandes
Melina de Lima Peixoto
Excedentes:
1. Caroline Braga de Souza
2. Mariana de Assis Soares
3. Michelle Cassia Costa Fiereck
4. Jéssica Gonçalves de Faria

CONTRALTO
Ana Clara Santos Sepúlveda Fantini
Paulo Augusto Borges
Excedentes:
1. Janice Gonçalves de Faria
2. Janaina Gonçalves de Faria

TENOR
Marcelo Luiz Alves Costa
Michael Henrique Fernandes de Souza

BAIXO
Lucas Roberto de Souza Oliveira
Thiago Roussin Borges

Observação: Os excedentes poderão participar como trainee até o surgimento de vaga com bolsa incentivo.

TRAINEE (Sem bolsa incentivo)

SOPRANO
Adriana Paula dos Reis
Ana Elizabeth Marcatto
Bernadete Lopes da Silva
Cláudia Miranda Moreira
Denesy de Faria
Helenice Matos Vieira
Ilma Maria De Andrade Antunes Evangelista
Jacqueline Síria Baeta Barbosa Lopes
Katia Patricio Garcia Botelho
Laura de Mello Andrade
Liliana Menezes Almeida Pontes
Maria Beatriz Pereira Cartacho
Maria do Carmo Viana Coimbra
Nétali Leite
Nialla Lorraine Silva Castro
Olinda Gardin

CONTRALTO
Ângela de Fátima Campos Mendonça
Christiane Marize Garcia Rocha
Daphne Diniz Malheiros
Débora Mesquita Lentz Monteiro
Elaine Nunes
Eliane Perlatto Moura
Ethel Beatriz de Paula Campos
Flávia de Fátima Campos Mendonça
Gislaine Rosa dos Santos
Gláucia Maria Lima Figueiredo Café
Helena Pinheiro Garrido
Juliana Elma Machado
Junia Mara Gomes Soares
Maria do Carmo Pinheiro Martins Caiafa
Maria Lucia Lacchini
Mônica Lúcia Pimenta Amorim
Rozana da Fatima Gonçalves
Sandra Helena Pereira Carvalho
Sandra Lima Ornelas
Vera Lucia Oliveira Fonseca
Zelia Vasconcelos Cardoso
Zulmira Maria Quadros Garrido

TENOR
Antônio Alves de Araújo
Célio de Oliveira Rocha
Claudio Francisco de Morais Neves
Gustavo Albuquerque Machado
José Geraldo Félix de Seixas Maciel
Josemar Moura
Messias da Silva
Paulo Henrique Coelho Correa
Warley Celso Ornelas

BAIXO
Eduardo Alcântara Soares
Elienai Costa Nascimento
Fernando Antonio de Souza Carvalho
Geraldo Pereira de Souza
Luiz Arthur Ferreira
Marcelo Fernandes da Silva
Maurício José Panza André
Max Lucena
Nelson Souza Costa
Rodrigo Guimaraes Pena
Rodrigo Seabra Neves da Rocha
Valmir de Ramos Cândido
Valter Costa

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Lista de aprovados Orquestra 2019

Aprovados para o Curso “Orquestra Sinfônica de Betim” 2019.

A SOCIEDADE ARTÍSTICA BRASILEIRA – SABRA, parabeniza todos os 214 candidatos participantes no processo seletivo para as vagas no curso da Orquestra Sinfônica de Betim e publica, como previsto no Edital de Seleção, a lista dos aprovados para o ano de 2019.

A banca avaliadora foi composta por Márcio Miranda Pontes (maestro da Orquestra), Fernando Santos (professor de contrabaixo), João Cândido (professor de violoncelo), Glaucia Barros (professora de viola), Samuel Gomide e Willian Barros (professores de violino), Ney Campos Franco (professor de madeiras), Helio Azevedo (professor de metais), Werner Silveira (professor de percussão), Luciete Vieira (Assistente Social), Adriana Santos (representante da equipe administrativa) e Liliana Menezes Almeida Pontes (Diretora Administrativa e Financeira).

Os candidatos aprovados deverão enviar, até o dia 12/03/2019, um e-mail para contato@sabra.org.br confirmando a disponibilidade para participar de todas atividades previstas no edital.

A seguir deverão realizar os procedimentos de matrícula e solicitação de bolsa incentivo de maneira presencial no dia 19/03 a partir das 13:00 horas com a primeira aula/ensaio em seguida. Local: Sede da SABRA à Rua Dr. Sílvio Lobo, 171 – Bairro Angola, Betim – MG.

Os aprovados menores de idade deverão estar acompanhados de um dos pais ou responsável que assinará os documentos.

Lista de aprovados para o Curso “Orquestra Sinfônica de Betim” – 2019

FLAUTA
1. Alef Caetano Silva
2. Marcos Vinicius Fernandes Nunes (flauta e flautim)
Excedentes:
1. Danielle Chaves Oliveira Reis
2. Nicole Victoria Santana Caldeira

OBOÉ
1. Rosana Guedes de Oliveira Carneiro
2. Helissona Fiebig Rocha
Excedente:
1. Davi Sassaki Aguiar da Silva

CLARINETE
1. Jovany Gomes da Silva Filho
2. Emília Pinheiro Carneiro Barros
Excedentes:
1. Thiago Machado Marciano
2. João Gabriel Mesquita Vilas Boas

FAGOTE
1. Thiago de Oliveira Orbe
2. Vago

TROMPA
1. Ana Laurinda Oliveira Gomes
2. Thaiane Arielle Soares Corradi

TROMPETE
1. Renzo Albierre Da Costa
2. Lucas Henrique Fonseca Guimarães
Excedente:
1. Gustavo Machado Oliveira

TROMBONE
1. Igor De Lima Pereira
2. Henrique Dener Augusto Costa
Excedente:
1. Marlon Vinícius Kiill Rissatto

TROMBONE BAIXO
1. Lucas Antônio de Abreu Fernandes
Excedente:
1. André Pastore Gonzaga

PERCUSSÃO
1. Gustavo da Silva Brito
2. Douglas Rafael dos Santos
3. Victor Antônio do Nascimento
Excedentes
1. Valéria Evallin da Costa Prata
2. Amanda Santos Barbosa
3. Breno Luiz Sales dos Santos

VIOLINO 1
1. Leandro Lino da Cunha (Spalla) – Ellen Caroline da Silveira (Concertino)
2. Bruno Araujo Ribeiro – João Marcos Santos Dias
3. Lucas Alves Damasceno – Paulo Henrique de Araujo Antunes
4. Daniel Lourenço Leão – Daniel Laranjeira Silva
Excedentes:
1. Clayton Lucas da Silva
2. Renato do Carmo Gomes
3. Tatiana Maria dos Santos Martins
4. Vivian Brenda Sacramento
5. Júlio Cesar Bragioni Junior
6. Ester Bernadete dos Santos
7. Lucas Rodrigues Alves Chaves
8. Gabriel Markes Costa Duarte
9. Pedro Augusto Moreira Cirino

VIOLINO 2
1. Tiago Luis Costa e Silva (Chefe de Naipe) – Regiany Carlos Silva Santiago (Concertino)
2. Ana Clara Dileta Almeida – Fernanda Lucia Bahia Monteiro
3. Ygor Stefanio – Joseph Guilherme de Medeiros
4. Thiago Gonçalves Martins de Barros – Sara Oliveira de Barros
Excedentes:
1. Talita Cristiane Duarte Siqueira
2. Ana Clara Medina Reis
3. Victor Alves Rocha
4. Thaianne Lima Guimarães
5. Alisson Mariano Dias Santos
6. Felipe Natanael de Oliveira Soares
7. Maria Vitória Andrade Lorentz
8. Mateus Henrique Martins de Carvalho
9. Israel dos Reis Costa Junior
10. Thiago Henrique Passos
11. Maria Eduarda Costa Moraes
12. Débora Dayse Valadão de Oliveira

VIOLA
1. Gabriel Teodoro de Andrade (Chefe de Naipe) – Alysson Rodrigues Ferreira (Concertino)
2. Josafá Ferreira Vitor – Rômulo Salobrenha Garcia dos Santos
3. Melquisedec da Silva Conceição – Joice Rafaela Coutinho
Excedentes:
1. Júnio Alves Queiroz
2. Lucas Henrique Bernardo da Silva
3. Cézar Ribeiro Vicente Neto

VIOLONCELO
1. Breno Augusto Cardoso (Chefe de Naipe) – Daniel Enache Junior (Concertino)
2. Fernando Baltazar da Cruz – Nicodemos Gabriel dos Santos
Excedentes:
1. Ruth Oliveira de Barros
2. Leandro Fernandes Martins
3. Leia Paula Gomes de Oliveira

CONTRABAIXO
1. André Dias Ferreira (Chefe de Naipe) – Lívia Rodrigues Batista (Concertino)
2. Rodrigo Guillermo Olivárez – Alfredo Ribeiro da Silva
Excedentes:
1. Nikolly Emanuelly Ramos Silva
2. Thiago Ribeiro Pedro

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
1. Israel dos Reis Costa Junior
2. Gabriel de Deus Silva
Excedentes:
1. Amanda Moura dos Santos
2. Lucas Roberto de Souza Oliveira
3. Lucas Filipe Alves de Oliveira
4. Fernanda Ferreira Amaral
5. Maria Eduarda Santos Godinho

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DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

Explicar o que é cultura pode ser uma tarefa difícil, dado o seu conceito amplo, mas ela é vital para a garantia de cidadania. A cultura pode alavancar a transformação social de uma comunidade. Fatores econômicos, políticos e sociais estagnam as comunidades que estão à margem da sociedade. Este é o resultado da feroz globalização e de políticas governamentais que não se dedicam a igualdade social. Qual a importância das ações culturais para o desenvolvimento da comunidade?

As ações culturais promovem a identificação com a comunidade

De modo a reverter este quadro e inserir adultos e jovens no centro de importância da roda que move o país, está o incentivo de ações culturais. Do desenvolvimento da cultura podem vir melhorias efetivas na educação, na saúde, no trabalho e na diminuição da violência nas cidades. Além do talvez mais importante: o encontro de sua identidade. Esta descoberta pode acontecer a nível pessoal, em comunidade e como individuo pertencente à uma nação.

O desenvolvimento da cultura nas comunidades trabalha de forma positiva no encontro com a identidade. Através da arte e de suas expressões, as pessoas passam a valorizar outros modos de fazer, pensar, se expressar e viver o mundo, diferente daqueles que conhece. Isto tem a ver com pertencimento. Conhecer a história, os personagens e as características que nasceram naquele lugar ou que podem ser inseridas faz acontecer o fenômeno. Os projetos ali desenvolvidos devem surgir com o entendimento dos próprios sonhos, objetivos e recursos.

As ações culturais podem promover ainda a ampliação da matriz de valores fundamentais para a vida em sociedade, dentre eles, o respeito, a liberdade e a ética. Os valores estruturam uma sociedade, uma vez que desenvolve atenção desde o comportamento, a luta por direitos e o entendimento dos direitos e deveres. Através da cultura, prospera a manutenção, a transmissão e a transformação de valores da sociedade.

As ações culturais geram futuro econômico

As ações culturais podem ainda desenvolver economicamente a região em que aquela comunidade está inserida. O setor cultural é criativo e atrai a atenção daqueles que estão fora do ambiente. A formação de músicos, atores, pintores, dançarinos e todo um vasto leque de artistas podem trazer retorno local ou onde for que ele se inserir futuramente. Isto quer dizer impactos importantes na arrecadação tributária, o fortalecimento na geração de emprego e de renda. Ainda está o fato que a arte e a cultura têm efeitos multiplicadores, capaz de formar e criar cadeias de novos agentes culturais.

Por isso que as ações culturais são usadas massivamente em favor da redução da pobreza e do aumento da qualidade de vida. O ex-presidente do Banco Mundial, James D. Wolfensohn, uma vez disse que “o autoconhecimento e o orgulho que derivam da identidade cultural dos povos são ingredientes fundamentais se a intenção é que as comunidades assumam sua autonomia e façam suas escolhas”. Portanto, trata-se também de desenvolver o pensamento crítico.

Há de se destacar ainda o desenvolvimento sustentável que as ações culturais promovem nas comunidades. O pouco impacto ambiental produzido e o fortalecimento de práticas que propiciam a qualidade de vida no momento presente são vantagens. Desta forma, os impactos para o futuro são imensos no sentido de ampliação dos horizontes como pessoa e como cidadão pertencente à uma comunidade.

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QUALIDADES DO MÚSICO

Além de sensibilidade e empatia todo músico precisa amar o que faz, pois somente quem ama o que faz é capaz de se destacar com facilidade.

Qualidades que todo músico precisa ter

Diz o ditado popular que a música “amansa as feras” – e, de fato, ela tem uma ação poderosa em mexer com nossas emoções. Um músico, para atingir este poder de comunicação tão profundo e intenso, precisa ter mais do que talento e dom, mas buscar qualidades para compor sua formação. Todas estas características agregadas criam um perfil único e uma linguagem que fala ao coração do ouvinte. Conheça algumas qualidades que todo músico precisa ter.

Disciplina

Sem dúvidas, esta é principal característica que um músico precisa ter para cada vez mais melhorar a sua técnica e a sua arte. A prática é diária, repetitiva e intensa. Somente assim é possível aprender e dominar as composições e partituras, bem como desenvolver técnicas que aprimoram a ação de tocar. A aplicação tem a ver com a paixão, buscando ser cada vez melhor e mais realizado com a caminhada de desenvolvimento. A disciplina leva ao condicionamento, e ele propicia a evolução em qualidade de música.

Resiliência

Um músico pode demorar anos e anos até encontrar a sua melhor arte e o seu domínio sobre o instrumento. Todo este processo deve ser dotado de resiliência e paciência, pois o cenário musical não é fácil. Ele deve sempre estar atento a toda a movimentação da indústria e procurar estar sempre pronto, pois assim ele pode se destacar entre os espaços. Saber se adaptar é importante, pois a música é muito diversa e inconstante. A inquietude, que é outra qualidade do músico, faz com que ele se torne resiliente, mas sempre pronto para empreender novos desafios e projetos.

Confiança

A confiança acontece na vida do músico no momento em que ele acredita que o seu esforço e carreira não são em vão. Para isso, é preciso ter coragem para enfrentar as adversidades da não aceitação do seu bom trabalho. Logo no início da decisão de se tornar músico, a pessoa tem que criar relações consigo sobre seus objetivos e sonhos através da música. Desta forma, destemidamente, estudar e praticar para poder alcança-los.

Instrumento

Esta qualidade está voltada para a escolha de fatores externos que colaboram para que um músico alcance a qualidade. Ter um ótimo instrumento é um facilitador para a prática, mas principalmente para o seu desenvolvimento. Nem sempre um músico iniciante tem recursos para obter um instrumento bem feito. Contudo, aos poucos ele deve procurar ter os melhores, pois assim encontrará os timbres, a afinação e a intensidade corretos. O instrumento é a extensão corporal do músico.

Afinação

A afinação é uma consequência da disciplina, da resiliência, da confiança e do bom instrumento. Ser afinado é ser diferenciado em meio a todos os outros músicos. Quando ele compõe uma orquestra, ele é qualificado quando sabe somar. Não pode ser mais ou menos que os outros companheiros, mas saber estar no mesmo tom e na mesma nota. Esta é a primeira marca de um bom músico, pois o erro é crucial para demonstrar que ainda precisa desenvolver muito a habilidade. Portanto, a soma de todas as qualidades anteriores faz com que o músico encontre o seu perfil e o aprimore sempre.

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CULTURAL X ARTÍSTICO

Objeto Cultural X Objeto Artístico: Qual a diferença?

Afinal, do que se trata o objeto cultural e o objeto artístico? Qual a diferença entre eles? Para aqueles que acompanham os movimentos culturais mais de perto, estas perguntas permeiam o pensamento sem uma resposta definitiva. Contudo, suas definições não são difíceis de entender, o que propomos explicar a seguir:

Objeto cultural

Pode-se melhor conceituar objeto cultural ao dizer que ele tem uma concepção ampla, como se fosse um grande abraço a todas as manifestações culturais de uma sociedade. Por isso, varia com o lugar e com o tempo, mas sempre de forma a agradar a todos em sua representação daquilo que ele acredita ser um item cultural. Portanto, se diz que este objeto evidencia a essência de um povo, desde as pinturas, a música, a literatura ou qualquer outra forma que se julgue como arte.

Desta forma, podemos pensar que os objetos culturais apresentam um significado que vem do generalizador para o individual. Ou seja, começa no senso comum do que todos compreendem como cultura para o individual do que você entende como representação dessa cultura. Um exemplo é o futebol, em que grande parte da população entende como parte da cultura brasileira, mas, para alguns, o estádio do Maracanã é o objeto cultural que o representa. Logo, podemos entender que se trata de um significado estético e utilitário.

Estas representações muitas vezes são integrantes naturais do dia a dia das pessoas, mas que com o tempo, o contexto e o acontecimento histórico ganharam uma valoração. Uma transformação assim acontece quando ele sai de uma classificação natural e passa para a cultural. Alguns antropólogos e demais intelectuais se dedicam a explicar este conceito e, de uma maneira mais simples, passaram a denominar objetos culturais como cultura material.

Cultura material

Em favor da ludicidade, explicamos cada aspecto da cultura material. A cultura de massa é assim chamada porque a sua produção tem a forte característica do consumo imediato. Mesmo que esteja presa a uma intenção de instigação, não quer dizer que falte beleza a ela, mas não está tão ligada a complexidades. Muitos confundem cultura de massa com cultura midiática, mas a segunda se mistura com todos os outros tipos de cultura, porque ela quer atrair o público médio.

A cultura popular nasce na população oprimida e trabalhadora, nas periferias, sobre os morros e no interior. Ela está nas festas, nos rituais e nos aspectos da tradição e do cotidiano. Quando o que é natural nestes ambientes é ressignificado através da arte e mudado de seu contexto, ele fala da cultura material do cotidiano. Então vira uma arte popular ou uma arte folclórica.

A cultura material mítica tem a ver com as práticas religiosas, seja de qual ordem for. A representação do que a população entende como sagrado e divino, como também em choque com o profano. Muitos locais aproveitam para explorar o turismo através destas representações. Por fim, a erudita, que também é chamada de clássica. Ela traz uma reprodução de modelos de perfeição e harmonia. Por ser incomum a populares, muitas vezes, é posta como cultura de classes.

Objeto artístico

Para entender o objeto artístico, é necessário também compreender que tudo pode ser considerado arte. Para isso, basta que ele seja considerado assim dentro de seu contexto natural ou, principalmente, fora. Ele sempre será julgado pensando em seu viés social, histórico e também cultural. Estes objetos têm uma expressão própria que faz sentido para aquele a produz, mesmo que não faça sempre para o interlocutor. O objeto artístico trata de significações, seja para quem o produziu, como para quem a recebe. Cada um a seu modo e sem, necessariamente, estar preso à cultura.

Um objeto artístico é onde podemos ver, sentir e tocar a arte. Ele é concebido em meio a assimilações de emoções, sentimentos e ideias. Depois deste processo, ainda age em provocação com o interlocutor para fazê-lo refletir, considerar e encontrar significados únicos e diferentes para o que vê, ouve ou sente. Por ter uma intencionalidade do artista, se diferencia do objeto cultural. Mesmo criado individualmente, ele abre o leque para uma interpretação coletiva.

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CULTURA POPULAR

Como a cultura popular se manifesta no nosso meio?

Caracterizada por carregar sabedoria em suas narrativas, a cultura popular se manifesta em nosso meio através das tradições que são passadas de geração em geração, sendo os elementos culturais que diferenciam comunidades, regiões e países.

Rituais e mitos tendem a dominar a cultura popular, que conta com cerimônias, festas típicas do povo e narrativas com um fundo de lição moral. A transmissão da cultua popular é feita, em grande parte, de forma oral, sendo passada dos mais idosos para os jovens.

A cultura popular se manifesta em áreas diversas, pela literatura, artesanato, gastronomia e música, entre outras, tendo na interação entre as pessoas de diferentes locais e suas crenças a origem desta forma de cultura.

O Brasil e sua cultura popular

Riqueza define a cultura popular brasileira, que conta com inúmeras categorias devido ao regionalismo. Há variadas formas de músicas, danças e uma gastronomia diversificada e deliciosa, como a comida baiana e mineira.

Na cultura popular do Brasil, podemos destacar algumas manifestações:

• Literatura de cordel: Influência dos portugueses, do tempo da colonização, esta literatura se apresenta em folhetos, que ficam pendurados em cordões de barbantes nas praças, feiras, mercados e bancas, por isso é chamada de literatura de cordel. Foi na Bahia que a cultura começou e depois foi para todo o nordeste.

• Frevo: Poesia, coreografia e música são as expressões presentes neste gênero musical que se destaca em Olinda e Recife, no Pernambuco, e surgiu nos anos finais do século XIX, sendo passada de pais para filhos desde então. No carnaval, o sucesso é garantido, sendo uma manifestação da cultura popular brasileira resistente, que representa de forma importante o que é a diversidade da cultura no país.

• Congadas de Minas: com origem no período da escravidão, esta é uma cerimônia que várias comunidades mineiras fazem para celebrar alguns santos católicos, como Santa Efigênia, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Há nesta tradição cultural traços da religiosidade herdada dos africanos.

Além destas importantes formas de manifestação da cultura popular em nosso meio, podemos citar o Bumba-meu-boi, do Maranhão, em festejos juninos; jongo, do sudeste; o fandango caiçara, presentes nos litorais sul de São Paulo e norte do Paraná; o tambor de Crioula, manifestação em dança típico do Maranhão. Há ainda o samba, o folclore e a música sertaneja que merecem ser lembrados, entre as muitas outras formas de expressão da cultura popular.

Manifestações culturais dão vida a uma comunidade

Em um mundo cada vez mais globalizado, manter a cultura popular é uma forma de manter a vida de uma comunidade, conservando suas tradições e a história.

Pode-se dizer que a cultura popular se manifesta em nosso meio naqueles rituais e formas de expressão que são passados de geração em geração.

Nascida dos costumes e do conhecimento de um povo, essa cultura abrange todo tipo de manifestação. Seja o artesanato, a comida tradicional, a literatura, os rituais e encenações, as danças, cantos e a música.

A cultura popular, portanto, representa e se manifesta nos contornos das comunidades, apresentando sua identidade.

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