Quando falamos em cultura brasileira, a música é certamente um dos elementos centrais e mais importantes. São tantas vertentes e composições, ajudando também a retratar diversos componentes sociais e, desta forma, podemos cravar que o patrimônio musical é um dos maiores bens que possuímos.
E temos certeza de que, mundo afora, isso também acontece. A música ultrapassa gerações, formata relações sociais, embala momentos históricos em todo o planeta, em todas as eras. Por exemplo: como explicar o fato de termos contato com o que chamamos de “música medieval”? Algo que foi criado e composto há séculos e, ainda hoje, está em nossa rotina.
Mas isso, provavelmente, não seria possível sem o processo de arquivologia. Por isso, nosso principal objetivo a seguir é mostrar a importância deste elemento no patrimônio musical.
Importância da arquivologia para o patrimônio musical
Como dissemos, toda a história da música só se perpetua e segue sendo ouvida e estudada por conta de processos de arquivologia. Desde os modelos mais antigos, como manuscritos com anotações musicais deixadas ao longo de séculos, chegando até os formatos de arquivo mais recentes e “fáceis” de encontrar, como discos gravados e outros.
Esta arquivologia foi criada por diversos músicos e historiadores ao longo dos séculos, com catalogação de obras musicais e seus nomes, listas de compositores de cada vertente, tudo mesmo sem a tecnologia presente nos dias de hoje.
Isso foi muito importante para que pudéssemos ter as noções sobre as bases do patrimônio musical. Afinal, com estes arquivos, foi possível concluir linhas do tempo sobre a música, perceber influências de cada geração para geração de compositores, cantores etc.
Sendo assim, a arquivologia é, basicamente, a responsável pela conservação de todo o patrimônio musical, ao mesmo tempo que também engloba uma linha histórica sobre os caminhos que a música tomou, o que ajuda bastante na continuidade da história desta arte.
Por isso, é importante ressaltar que a arquivologia musical é bastante distinta do que vemos sobre este tema relacionado a arquivos de empresas, que acabam copilando informações para análises e para guardar eventuais registros que possam ser usados em diversas frentes.
História da Música
Aqui, falamos sobre processos históricos de uma arte que se modifica a cada momento, com aparecimento de tendências, movimentos culturais que a alteram, ciclos que vão e voltam, trazendo determinados elementos técnicos (arranjos, uso de instrumentos) renovados.
A arquivologia, portanto, ocupa este papel de manter a luz, para o mundo, do que é o patrimônio musical. Isso permite que toda a sociedade permaneça conhecedora deste processo e o insira em suas práticas. Afinal, quantos fatos históricos não tem a música como pano de fundo? Quantas obras não são baseadas nisso?
Provavelmente, sem a arquivologia, seja no Brasil ou no mundo, esta história seria menos rica. Portanto, é preciso ressaltar a importância de todos os historiadores e grupos que, por anos, se preocuparam em produzir conhecimento científico sobre música, documentando e arquivando estes elementos.
Isso é o que permite que hoje, no século XXI, tenhamos um patrimônio tão rico e completo, que ainda influencia jovens artistas e ainda é tema de debates em academias de estudo, escolas e outros locais. A música se transforma, mas o que não muda é o fato de que ela é um elemento histórico fundamental para todas as sociedades.
Conheça o Tesouros Musicais Brasileiros no site da SABRA – Clique aqui
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim