A relação do homem com a música começa antes mesmo de ele nascer, pois é ainda na barriga da mãe que começa a ter as primeiras percepções de sons, estabelecendo conexões cognitivas.
Portanto, é importante que ainda na infância a criança desenvolva vínculo com a música, não somente porque é uma fase em que o aprendizado é assimilado com maior eficiência, mas porque através dela que podemos promover inclusão e integração social. Dentro desta perspectiva, incentivar que elas estejam dentro de um curso de musicalização infantil prepara para aquisição de conhecimento e também para a vida.
Durante a infância, as crianças têm facilidade de apreender o gestual preciso quando se toca instrumento, descobre os timbres e harmonias, repete melodias, acompanha os movimentos rítmicos usando o corpo e começa a desenvolver o prazer em ouvir música, elegendo gêneros favoritos.
Através da brincadeira e do lúdico, elas estabelecem relações afetivas com a música, que vai lançar as bases para a construção do social, e de maneira orgânica conhecer o mundo através do contato e escolha de repertórios, por trabalhar com a história, tradição e personalidades que representam movimentos, regiões geográficas e gêneros musicais.
Na Sociedade Artística Brasileira, o aluno tem contato com os seus direitos sociais por meio da interação que a instituição promove com a comunidade, a partir de ações que são planejadas, continuas, permanentes e gratuitas, possibilitando a participação de todos. Apoiar estas crianças, em que muitas delas vivem situações extremas de pobreza e desestrutura, resgatando a esperança, a autonomia, o relacionamento comunitário e familiar, além de abrir horizontes para o futuro com inclusão em mercado de trabalho são os objetivos da SABRA através de suas orquestras, oficinas e cursos, como o de musicalização infantil.
Dentro do curso se compreende que mesmo que a criança tenha um contato musical variado, advindo do que ela escuta ou tem contato em casa, na escola e nos ambientes em que frequenta, tudo isso, toda essa história e bagagem lançam bases que interferem no que elas são e em onde querem e sonham chegar. Esta é a essência da SABRA e as práticas que o curso de musicalização promove ao auxiliar na descoberta da identidade, autoestima, cidadania e convívio familiar e em comunidade.
O curso proporciona rodas de cantoria e contação de histórias, a experimentação de instrumentos, danças e conceitos básicos sobre melodia, ritmo, notas, timbres, harmonia e métrica. Sempre focados em que o resultado seja que as crianças possam interpretar, criar e apreciar o som e a música.
Todo o trabalho é feito procurando diferenciar o repertório musical, explorando desde a música clássica, que abrange a maioria das coes da SABRA, até a música popular brasileira, cancioneiro regional, indígenas e oriundas de outros países desde o oriente, africano, latino e europeu.
Platão em seus escritos afirmou que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”, por isso ela abre um campo imenso de estudo e pesquisa. Portanto, com base nessas pesquisas, as crianças que aprendem musicalização desde o princípio apresentam melhor desempenho na escola e na vida, esperança de futuro melhor para eles.
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr