Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Violão clássico X Violão popular: conheça as principais diferenças entre eles

música-violão-clássico-instrumento-popular-sociais-tocar-conhecer

Tocar um instrumento musical pode ter vários significados para as pessoas em diferentes contextos da vida em sociedade.

Seja por profissão, por lazer ou qualquer outra intenção, é uma ação que pode trazer inúmeros benefícios, tanto para quem toca, como para quem ouve. Sensação de bem-estar e prazer são alguns deles, além da melhora do humor, o raciocínio e a memória.

Nesse contexto, o violão é um dos instrumentos mais tocados mundialmente e é um fator essencial em ocasiões em interações e relações sociais. Sua origem tem derivação incertas com indícios nos mais diferentes povos. No entanto, o começo de sua história acontece a cerca de 2.000 anos a.C.

Ao longo dos anos, o instrumento passou por várias modificações. E o que vamos conhecer hoje são as principais características e diferenças a respeito do violão clássico e popular.

Violão Popular

Caracterizado pelo foco no ritmo e os acordes da música, o violão clássico se conceitua por acompanhar a harmonia cifrada das músicas populares, tais como bossa nova, mpb, blues, samba, entre outros.

Para tocar um violão clássico, é preciso adquirir muita técnica na execução e composição das canções.

Quando se fala em violão popular, de modo geral, as atenções se voltam para a harmonia, improvisação e ritmo mais populares. Para isso, é preciso compreender as batidas de tais músicas.

Ademais, normalmente as composições com o violão clássico são acompanhadas pela atuação de outros instrumentos ou alguma voz.

Violão Clássico

Já o violão clássico, que também é conhecido como violão erudito, é mais destinado às músicas instrumentais e se caracteriza pela ausência da voz humana ou outro instrumento em conjunto nas canções.

O foco deste instrumento é o desenvolvimento mais preciso na divisão dos ritmos e na leitura musical, sendo as músicas sendo em partituras.

Além de conhecer as partituras, os violinistas que tocam violão clássico, precisam dominar as técnicas de solo e dedilhado, para colocar em prática as músicas clássicas.

Trata-se de uma maneira de colocar em prática a harmonia e a melodia de forma clara, de acordo com as principais características e finalidade deste tipo de música e instrumento.

Os benefícios do contato com artes musicais

Conhecer e estar perto de qualquer tipo de arte é um fator de extrema importância para o bem-estar e qualidade de vida. Considerando que a música está presente de modo muito ativo em nosso dia a dia, é preciso valorizá-la. E nessa questão, a Sociedade Artística Brasileira é referência.

A instituição é responsável pelo desenvolvimento de inúmeros projetos que visam a socialização, inclusão e integração de crianças e jovens de comunidades carentes das regiões de Belo Horizonte e Minas Gerais.

As ações giram em torno da música e as melhorias que elas podem trazer para a vida das pessoas. Orquestras e corais estão entre as atividades realizadas.

No site da instituição, você também pode ter contato com conteúdos relacionados e curiosidades sobre esta arte, como a matéria Por que a música provoca arrepios? . Quer conhecer mais sobre a Sabra? Entre em contato.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Violão, violino e violoncelo

Click to listen highlighted text!