Que a música é capaz de gerar um sentimento de acolhimento ou de nos colocar “para cima” até nos piores dias, nós já sabemos. Mas, e quanto à memória? Você já ouviu falar no poder da música quando o assunto é ajudar a manter a cabeça em dia?
Pois, saiba que a ciência não só estuda o tema como também já encontrou diversas provas de que a música pode ajudar a resgatar lembranças, melhorar a retenção de informações e estimular nosso cérebro.
Ficou curioso (a) para saber mais? Então, permaneça conosco por mais alguns minutos e venha descobrir algumas razões incríveis para escutar aquela sua música favorita hoje mesmo!
Afinal, a música aumenta nossa capacidade de memória?
À medida que envelhecemos, a nossa memória costuma perder capacidade. Geralmente isso começa de forma simples, como esquecer onde colocou as chaves, por exemplo. No entanto, é preciso entender que todos nós experimentaremos alguns problemas de memória conforme envelhecemos.
No entanto, há algumas maneiras de retardar tais problemas. Ouvir música é uma delas. Isso porque, envolver-se em atividades de musicalização pode ajudar nas habilidades cognitivas em todas as fases da vida.
Em adultos mais velhos, a música pode ser uma intervenção útil para melhorar a memória, promovendo emoções que podem ajudar a compensar “déficits” ou até mesmo ativar uma parte do cérebro que é menos afetada por problemas comuns de memória.
Dessa forma, a melhor resposta para a pergunta “a música pode aumentar a memória?” é SIM! Mas, é preciso entender que para isso é necessário utilizá-la constantemente. Afinal, você colhe os benefícios quando ouve, mas precisa continuar ouvindo regularmente para mantê-los.
Tocar um instrumento também afeta seu cérebro
A prática musical pode aumentar a sua memória e lhe ajudar a estudar ou armazenas determinadas informações. Como é preciso uma boa memória para bons resultados nos estudos, por exemplo, a música tem um papel essencial na vida dos alunos.
Abaixo listamos as principais vantagens da música relacionadas a esse assunto. São elas:
- A música dá ao seu cérebro descanso, relaxamento e motivação para aceitar tarefas desafiadoras e exibir o melhor de seus poderes intelectuais, como a memória;
- A tensão e a ansiedade influenciam a capacidade de se concentrar nos estudos. Ouvir música neutraliza essas emoções negativas para purificar seu pensamento. Como resultado, você estuda com a mente clara, tendo melhor concentração e atenção;
- Há muitas músicas motivacionais. Ouvi-las empurra você para frente, te ajudando a alcançar seus objetivos;
- Se você está deprimido, a música pode levantá-lo. Músicas melodiosas e composições instrumentais removem a sensação de cansaço e refrescam sua mente.
Todas essas qualidades musicais aumentam a memória coletivamente e impactam positivamente seu progresso acadêmico.
Viu só como a música pode te oferecer muito mais do que apenas entretenimento? Além dos bons sentimentos associados a ela, a música é capaz de trazer inúmeros benefícios físicos, emocionais e mentais.
Sendo assim, que tal escolher aquele som que mais te agrada, aumentar o volume e aproveitar tudo o que ele é capaz de proporcionar agora mesmo?
O valor do patrimônio cultural para memória e identidade do povo
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim