Muitas pessoas entram no universo da música e aprendem a tocar instrumentos, porém, demoram a estudar teoria musical. Aprender primeiro a prática ou a teoria musical é a dúvida de quem está dando seus primeiros passos e precisamos fazer algumas considerações sobre isso.
Afinal, é fato que os grandes nomes da música mantiveram os dois, teoria e prática. Quem sabe tocar bem um instrumento pode pensar que a teoria não faz falta. Por outro lado, uma barreira pode surgir em seu aprendizado, visto que não vai saber como ler e interpretar uma partitura, por exemplo.
Devo aprender primeiro a prática ou a teoria musical?
Teoria e prática podem andar juntas quando falamos sobre música. Afinal, trata-se de uma linguagem, que requer interpretação para que a comunicação seja bem sucedida. Pensando nisso, você pode iniciar apenas na prática, mas corre o risco de deixar a teoria para depois e ganhar alguns vícios.
É como uma pessoa que ainda não aprendeu a ler e a escrever. Esse indivíduo consegue comunicação, porém, possui uma barreira e está com vícios de linguagem por não saber nada sobre a teoria, a gramática. Além de dificuldade em expressar, existe o desafio de interpretar e ler corretamente.
A música é uma arte livre
O argumento que muitas pessoas usam para começar primeiro a prática e se manter nela por algum tempo é sobre a música ser arte e estar livre. E isso é verdade, a música tem diversas possibilidades, não é à toa que os grandes nomes já produziram tantas peças de tirar o fôlego.
Por outro lado, deixar o aprendizado da teoria para depois pode te deixar em uma zona de conforto. É muito mais difícil ousar e manter a música como arte livre se não temos conhecimento sobre ela. Como dissemos antes, ela é uma comunicação e importa que tenhamos entendimento sobre todos os seus componentes.
O que devo fazer?
Se você quer dar o primeiro passo indicamos que estude e pratique ao mesmo tempo. Isso vai te ajudar a ter mais conhecimento na medida em que aperfeiçoa as suas habilidades. É um fato que muitas pessoas, por falta de oportunidade, acabaram aprendendo na prática muito da teoria musical.
O problema é que esse é o caminho mais difícil. Portanto, avalie o seu caso, procure estudar a teoria caso já toque alguém instrumento ou dê seus primeiros passos aproveitando o melhor dos dois mundos. Se você está aqui é porque ama música, então, vai se envolver com toda a gama de aprendizado que a teoria pode agregar na sua vida.
Agora você sabe que aprender primeiro a prática ou a teoria musical não faz tanta diferença assim, o mais importante é trilha os dois caminhos. Você consegue evitar alguns vícios, abre portas para um entendimento mais completo sobre a música e claro, pode ousar livremente porque sabe o que está fazendo.
Os gênios da música que não tiveram contato com a teoria é porque encontram dificuldades no seu caminho. Aproveite os recursos que temos hoje com ajuda da internet, por exemplo, para dar um passo a mais na música.
Se você ama o mundo da música ajude o nosso projeto a dar mais resultados, colabore conosco!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim