Todas as nações possuem símbolos e detalhes que servem como forma de representá-las. Dessa forma, esses símbolos são comemorados e exaltados através de datas especiais ou de hinos dedicados a eles.
Este é caso do Hino à Bandeira, que é utilizado para saudar e exaltar a bandeira brasileira, símbolo máximo do país. Em geral, ele é tocado durante eventos específicos e solenes, em escolas, corporações federais e nos demais acontecimentos que cabem a reprodução.
Dessa forma, existem alguns detalhes particulares a respeito da sua criação que o tornam especial para a história do Brasil e muitas pessoas podem não ter ciência de como os fatos aconteceram até a finalização deste hino.
Conheça a seguir!
Quando e como foi criado o Hino à Bandeira?
A letra do Hino à Bandeira foi composta por Olavo Bilac e a música foi composta por Francisco Braga. Ele surgiu a partir de um pedido realizado pelo então Prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos.
Assim, Passos se dirigiu a Olavo Bilac e solicitou que ele compusesse um poema dedicado a homenagear a bandeira. Portanto, este foi o primeiro passo para a criação do hino que conhecemos atualmente para saudar um dos maiores símbolos do país.
Posteriormente, o professor Francisco Braga, que fazia parte da Escola Nacional de Música, se encarregou de criar uma melodia que fosse apropriada para a letra de Bilac.
Então, o hino foi desenvolvido através dessa parceria e em 1906 passou a ser adotado pela prefeitura, de forma que começou a ser cantado em todas as escolas do Rio de Janeiro. Em seguida, a sua execução passou a acontecer também em corporação militares.
Devido a essa questão, ele se tornou extraoficialmente o Hino à Bandeira Nacional, que agora é conhecido por todos os brasileiros.
O primeiro momento em que o hino pôde ser ouvido foi no dia 9 de novembro de 1906. E desde então ele vem sendo executado em diversas solenidades distintas.
Curiosidades sobre o Hino à Bandeira
É interessante se destacar que para criação do Hino à Bandeira, o compositor Olavo Bilac levou em consideração os seus detalhes particulares e as demais informações que exaltassem e expusessem o orgulho dos brasileiros deste símbolo.
Mas uma curiosidade antes de chegar ao hino é que a bandeira brasileira passou por modificações ao longo dos anos até o seu resultado final, conhecido atualmente e exaltado através da letra escrita por Bilac.
Até que chegasse a esta versão final, a bandeira do Brasil contou com doze versões distintas. Nove delas foram bandeiras portuguesas criadas e usadas antes do grito de Dom Pedro I por independência ou morte, no dia 7 de setembro de 1822.
Este detalhe é importante para entender o hino dedicado à bandeira porque o desejo de exaltar o maior símbolo do país partiu do prefeito do Rio de Janeiro, visto que depois de diversas mudanças ele notou que a bandeira atual não era popular.
A iniciativa possuía o objetivo central de dar destaque a bandeira definitiva e que é utilizada atualmente, para que esta fosse exaltada pelos brasileiros e tivesse a devida popularidade. Portanto, o hino foi criado para reparar estas questões, devido às várias mudanças da bandeira.
Os compositores
Como enfatizado, os compositores que desenvolveram a letra e melodia do Hino à Bandeira foram Olavo Bilac e Francisco Braga.
Olavo foi um jornalista, cronista, contista e poeta brasileiro de muito renome. Conhecido pelos seus feitos importantes para a sociedade, o jornalista foi o fundador da Academia Brasileira de Letras.
Já Francisco Braga foi um compositor, professor de música e regente de grande importância. Antes do Hino à Bandeira, havia participado do concurso para a escolha do Hino Nacional Brasileiro e assumiu a quarta posição nessa disputa.
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim