Antônio Carlos Jobim, ou simplesmente Tom Jobim, foi um dos maiores compositores e músicos brasileiros de todos os tempos. Pianista de um talento impecável, Tom ainda leva consigo um título de peso indiscutível: ele é considerado um dos criadores da Bossa Nova.
Com canções que atravessam gerações, como “Garota de Ipanema”, “Águas de Março” e “Wave”, o músico alcançou o público internacional, sendo celebrado ainda nos dias de hoje ao redor de todo o mundo.
Então, que tal enaltecer ainda mais o grande Tom Jobim relembrando algumas curiosidades interessantes sobre sua vida e carreira? Se você gostou da ideia, permaneça com a gente durante todo esse artigo.
Conhecendo melhor Tom Jobim
Antes de partirmos para as curiosidades sobre Tom Jobim, é importante destacar um pouco de sua vida e obra. Tom nasceu na Tijuca, no Rio de Janeiro, vindo de uma família bastante proeminente na cidade.
Aos 10 anos começou a tocar piano e a compor. No entanto, sua trajetória como músico se iniciou apenas aos 20 anos, quando passou a tocar na noite carioca.
Sua grande virada em termos de fama aconteceu quando Tom se juntou ao poeta Vinícius de Moraes para compor a música tema da peça Orfeu de Conceição, de 1956.
Muitos anos depois, já em 1965, a carreira quase que meteórica de Tom Jobim ficou clara após o músico receber o Grammy de Gravação do Ano por “Garota de Ipanema”.
Fatos interessantes sobre Tom Jobim que você precisa conhecer
Abaixo, preparamos uma lista com algumas curiosidades sobre Tom Jobim para você descobrir ainda mais sobre um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos. Acompanhe!
-
- Profissão
Essa vai lhe surpreender: o primeiro emprego de Tom Jobim, ainda muito novo, foi como vendedor de churros. Claro, algo breve. No entanto, antes de ser músico, Tom desejava ser arquiteto e chegou até mesmo a trabalhar em um escritório.
-
- Garota de Ipanema
Acredite, existem mais de 170 versões de “Garota de Ipanema”, regravadas por artistas de todo o mundo. Entre as mais famosas estão as de Madonna e, claro, de Frank Sinatra.
-
- Luiza
“Luiza”, uma de suas canções mais famosas, foi composta para a trilha sonora da novela da Globo “Brilhante”. A inspiração foi a própria atriz que interpretava a personagem em questão, que era nada mais, nada menos, que Vera Fischer.
O problema é que, antes da novela começar, o diretor pediu que Vera cortasse os cabelos, o que desagradou muito Tom, que os havia citado na canção:
“Nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores”.
-
- Águas de Março e a língua inglesa
Tom teve uma dificuldade imensa ao traduzir “Águas de Março” para o inglês. Isso porque, muitos dos versos não pareciam fazer sentido em tal idioma. No trecho “é um espinho na mão, é um corte no pé”, por exemplo, Jobim brincava que os americanos não andavam descalços, ou seja, não entenderiam do que se tratava.
Além disso, a versão em inglês, em tradução livre, se chama “Águas de Degelo”, já que março, no hemisfério norte, marca o fim do inverno, não do verão.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim