Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça alguns tipos de instrumentos de percussão

instrumentos-percussão-tipos

Antes de saber os tipos de instrumentos de percussão, entenda o que é um instrumento de percussão. Em resumo, é um instrumento musical que para produzir o som a pessoa precisa fazer movimentos de agitação, raspagem ou impacto.

A depender do tipo de instrumento será necessário o auxílio de itens como por exemplo as baquetas. Aliás, existem diversas opções de instrumentos de percussão, assim sendo alguns podem ter a função rítmica e outros com a função melódica. Confira os principais tipos de instrumentos de percussão a seguir!

Tambor

Em primeiro lugar dos tipos de instrumentos de percussão está o tambor. Esse instrumento é um dos mais conhecidos, pois tem diversas variações. Entre as mais famosas estão a caixa, o bongô, o pandeiro, a cuíca e o surdo.

A principal característica desse instrumento de percussão é o fato dele ser do tipo membranofone. Ou seja, os instrumentos possuem uma membrana que fica bem esticada na parte superior de uma caixa ou de um tubo. Os formatos desses suportes podem ser cilíndricos, esféricos e outros.

Uma peculiaridade interessante sobre esse instrumento é que eles podem ter uma de suas extremidades abertas (exemplo do atabaque) ou fechadas (como os tímpanos). Além disso, a membrana que foi mencionada poderá ser percutida pelas mãos do músico ou através de baquetas.

O seu uso está presente em diversos estilos musicais, desde a MPB até o rock. Normalmente os tambores se fazem presentes por meio de um conjunto desses instrumentos, popularmente conhecido como bateria.

Reco-Reco

Como dito antes, entre os tipos de instrumentos de percussão temos os de impacto (exemplo disso foi o tambor) e aqueles que produzem sons por meio de raspagem. E para ilustrar essa categoria, conheça mais sobre o reco-reco.

Esse instrumento pode receber outros nomes no Brasil, a depender da região. Alguns desses nomes são raspador, dicanza, caracaxá e por último querequexé. O tipo de som produzido por esse instrumento musical é classificado como idiofone, que significa que o timbre da música é obtido através de vibração.

Basicamente é possível encontrar dois modelos de reco-reco no mercado musical. Um deles é considerado como o instrumento brasileiro, que é todo feito em aço. A segunda opção é o modelo angolano, que é produzido a partir da madeira. Vale destacar que a raspagem é feita com o auxílio de baquetas.

Chocalho

Por fim, sobre os diversos tipos de instrumentos de percussão, o último movimento que falta ilustrar com algum instrumento musical é o de agitação. Assim sendo, escolheu-se o chocalho, que por um acaso também é classificado como um instrumento idiofone.

O som é produzido conforme o agitamento do instrumento. Ou seja, quanto mais os chocalhos forem agitados, mais produções sonoras serão obtidas, podendo assim se encaixar em diferentes estilos musicais.

A parte interna de um chocalho é oco e poderá ter peças bem pequenas para fazer o som desejado. É muito comum encontrar esse tipo de instrumento de percussão em festas populares pelo Brasil, por exemplo no carnaval. Dentro dos gêneros musicais, o chocalho é tradicional do samba.

Quais são os instrumentos tocados na capoeira?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Click to listen highlighted text!