Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Cantores líricos que você precisa conhecer

lírico-canto-cantores

Falar sobre os grandes nomes do canto lírico pode ser um verdadeiro desafio. O motivo? Embora tenha um público bastante fiel, boa parte das pessoas não possui qualquer conhecimento sobre o estilo, mesmo com diversos cantores e cantoras sendo reconhecidos fora de seu circuito.

Por outro lado, o canto erudito possui mais de 10 séculos de história. Logo, não é tão simples selecionar os nomes que se destacaram durantes todos esses anos sem usar de opinião pessoal para isso.

Vamos nos aventurar por esse universo grandioso e descobrir, juntos, alguns dos cantores líricos mais incríveis de todos os tempos? Então, é só continuar com a gente pelas linhas deste artigo!

Afinal, o que é o canto lírico?

No geral, o canto lírico é o conjunto de técnicas vocais utilizadas para a interpretação de composições, em sua maioria, eruditas. A expressão “lírico” é derivada do instrumento musical lira, que era usado na Grécia antiga.

O canto lírico ainda se distingue dos demais modos de canto pela sua expressão vocal, que possibilita graves imponentes, agudos limpos e vibratos uniformes. Além disso, a extensão vocal dos artistas é um enorme diferencial, sendo aplicado tanto nos tons mais altos, como nos mais baixos.

Também vale ressaltar que a formação dos cantores líricos acontece em conservatórios, onde os mesmos podem ter contato direto com a música clássica, ópera e outras vertentes semelhantes.

Onde o canto lírico está presente?

Em boa parte das vezes, podemos observar cantores líricos em ação em manifestações como:

  • Ópera, quando há a junção do canto com o teatro/interpretação;
  • Musicais, em seus mais variados cenários, seja no cinema ou no teatro;
  • Canto sacro, em igrejas.

Hoje em dia, é possível observar o canto lírico até mesmo em canções mais populares, principalmente em gêneros como o fado e o heavy metal.

Homens e mulheres que fizeram (e fazem) história no canto lírico

Abaixo, selecionamos alguns dos principais nomes do canto lírico mundial. Nessa lista, você poderá conhecer melhor sobre cantoras e cantores líricos que fizeram e continuam fazendo história:

Laura Alonso Padin

Laura Alonso é uma famosa soprano espanhola nascida na Galiza, no ano de 1976. Sua carreira começou em 1999, quando se tornou membro do famoso Teatro Aalto, localizado em Essen, na Alemanha. Foi lá, aliás, que Laura recebeu seu primeiro prêmio, como artista do ano, em 2010.

Alonso é, hoje, uma das cantoras líricas mais convidadas do mundo para participações e apresentações, possuindo ainda premiações em renomados conservatórios e festivais, como:

  • Concurso Alfredo Kraus;
  • Franco Corelli;
  • Verviers;
  • O Diapason d´Or da crítica francesa, por seu papel como Cleópatra em Giulio Cesare, de Antonio Sartorio.

Alfredo Kraus

Alfredo Kraus Trujillo foi um grande tenor espanhol, nascido nas Ilhas Canárias em 1927. Seus inúmeros (e premiados) papéis incluem Faust, Werther, Don Ottavio, Arturo e Nemorino. Além da carreira nos palcos, Alfredo fez história ao gravar clássicos espanhóis para a EMI, algo raro para cantores deste gênero.

Montserrat Caballé

María de Montserrat Bibiana Concepción Caballé i Folch é uma famosa cantora lírica de Barcelona, na Catalunha. Nascida em abril de 1933, é tida, mesmo após a sua morte, em 2018, como uma das maiores cantoras líricas de todos os tempos.

Ela entrou para o Conservatori Superior de Música del Liceu com apenas 11 anos, formando-se anos mais tarde, com a graduação máxima que se pode conseguir. Embora sua carreira tenha sido modesta no início, Montserrat alcançou a fama ao substituir outra estrela do gênero, Marilyn Horne na ópera Lucrezia Borgia.

Na ocasião, a mesma foi aplaudida por 25 minutos consecutivos. O suficiente para consagrá-la para sempre. Em 1988, Montserrat Caballé ainda realizou um feito inédito: gravou um álbum completo com Freddie Mercury, vocalista da banda Queen.

Luciano Pavarotti

Luciano Pavarotti nasceu em Módena, na Itália, em 1935. Nome conhecido em todo o globo, Luciano foi o responsável por popularizar a ópera nos quatro cantos do planeta. Tenor de respeito e com incontáveis prêmios, Pavarotti já gravou duetos com músicos como Frank Sinatra, James Brown, Ricky Martin, Elton John, Spice Girls, Queen e até mesmo com o brasileiro Roberto Carlos.

Gostou de conhecer mais sobre esses quatro cantores líricos incríveis? Então, aproveite para conhecer mais sobre seus trabalhos hoje mesmo e aproveite tudo o que a música tem para lhe oferecer!

Música lírica


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Click to listen highlighted text!