Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Curiosidades sobre o teatro brasileiro

teatro-brasileiro

O teatro é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. A representação de um texto escrito por um dramaturgo em um palco, através da expressividade de atores, com uma cenografia onde tudo pode acontecer, sempre aguçou a curiosidade das pessoas. Por isso, o teatro é uma arte tão apreciada.

O teatro brasileiro já passou por diversas fases e teve grandes nomes artísticos em seu palco, como Paulo Autran, Cacilda Becker, etc. Com uma história tão rica culturalmente, é claro que há muitas curiosidades interessantes por trás das cortinas e das coxias.

Neste texto, mostraremos algumas delas, para que você se interesse ainda mais pelas artes dramáticas. Leia até o final e compartilhe com seus amigos!

Início do teatro brasileiro

Por incrível que possa parecer, o teatro foi criado no Brasil por volta de 1500, junto com o período de descobrimento do país. Em nosso tempo de colônia, os padres jesuítas utilizavam deste tipo de arte para catequizar os índios.

Isso foi muito facilitado porque os indígenas brasileiros já demonstravam ter inclinações para a dança e para a música. Assim, para os jesuítas alcançarem seu objetivo de cristianizar os índios, eles chegaram à conclusão de que o teatro seria muito mais eficiente do que o sermão em si. Ele causava mais impacto.

Desenvolvimento do cenário teatral brasileiro

O teatro brasileiro só começou mesmo a se desenvolver no período do Romantismo, no sec. XIX.

No início, o teatro brasileiro tinha os interesses religiosos como força motriz. Sendo assim, os aspectos artísticos não eram levados em consideração. Somente o interesse pedagógico. Os atores eram amadores e as peças sempre eram apresentadas em colégios ou em espaços públicos.

A partir do século XVII, começaram a aparecer peças teatrais com temas de festas populares ou acontecimentos políticos. O carnaval era uma grande fonte de inspiração, por conta do uso de fantasias, adereços e instrumentos musicais, enquanto as pessoas dançavam nas ruas.

A família real portuguesa e o teatro

O desenvolvimento teatral teve um grande marco com a vinda da família real ao Brasil, durante o século XIX. Em 28 de maio de 1810, D. João VI assinou um decreto que permitia a construção de teatros para o uso da nobreza.

Mas nessa época, as peças que foram encenadas tinham origem francesa e de outros países europeus. Sendo assim, a cultura brasileira não era contemplada. No entanto, em 1880, nasceu a primeira companhia teatral brasileira: a Brazilian Dramatic Company. Ela foi fundada por escravos do Brasil que foram libertos na Nigéria.

A consagração do teatro brasileiro só veio mesmo a partir dos anos 1900. Esta arte teve a capacidade de sobreviver e enfrentar todas as diversas crises políticas enfrentadas pelo país, incluindo o Golpe Militar de 1964 e a ditadura de 1937 a 1945.

Primeiro teatro brasileiro

Embora D. João VI só tenha permitido a construção de teatros no Brasil com seu decreto em 1810, eles já existiam pelo país. Claro que, a grande maioria deles era muito pequeno.

O Real Theatro São João foi o primeiro grande teatro construído no Brasil. Ele ficava localizado no Rio de Janeiro e foi inaugurado em 1813. O local passou por várias alterações estruturais, pois sofreu com três incêndios.

Depois, outras reformas e reconstruções foram feitas. Ele ainda mudou de nome diversas vezes. Mas a partir de 1923, O Real Theatro São João foi rebatizado de Teatro João Caetano, importante sala carioca que existe até hoje, no Centro do Rio.

Gostou de conhecer algumas curiosidades do teatro brasileiro? Então compartilhe esse texto com seus amigos que amam essa arte tão importante para a humanidade!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Click to listen highlighted text!