Nosso projeto Música na Escola mudou a realidade de muitas pessoas em Betim, já tendo atendido 250 professores de escolas públicas municipais e estaduais.
Conheça no que consiste a iniciativa e com quais os objetivos.
O que é o projeto Música na Escola?
Música na Escola é uma iniciativa focada em instruir os professores do ensino regular. O objetivo é que eles estejam capacitados para atuar em atividades artísticas e pedagógicas envolvendo a música, como por exemplo:
• Atividades dentro da sala de aula
• Corais
• Grupos musicais
• Orquestras
Por meio do projeto, nós fomentamos a valorização da arte e da música para a formação do indivíduo e o seu desenvolvimento cultural e intelectual.
Como Música na Escola faz a diferença?
Ao longo do projeto, os professores aprendem a participar de diversas atividades, como corais e orquestras.
Essas atividades são extremamente importantes para o desenvolvimento social e cultural dos jovens, que muitas vezes estão em condição de vulnerabilidade.
Dessa forma, os professores têm um papel essencial na hora de mudar a realidade da qual se encontram em situação de risco social.
A importância da música para na escola
A música é um poderoso meio para a formação de indivíduos, podendo trazer diversos benefícios, principalmente quando são feitos exercícios em grupos.
1. Fomenta a integração dos jovens
Ao usar a música em diversos projetos, é criado um ambiente positivo e acolhedor, no qual os jovens se sentem mais confortáveis para interagir uns com os outros. Assim, eles conseguem criar amizades e se inserir em círculos sociais.
Isso é vantajoso principalmente para os mais tímidos e introvertidos, já que recebem a oportunidade de socializar com mais facilidade durante as práticas musicais.
2. Engajamento na sala de aula
Diversos professores usam a música dentro da sala de aula como recurso pedagógico. Sendo assim, os alunos ficam mais envolvidos na aula e prestam mais atenção. Além do mais, desse jeito, eles participam ativamente e absorvem melhor o conteúdo ensinado.
Ainda mais, dessa maneira, as aulas são vistas como um momento descontraído e divertido, que provocam o aumento do interesse por aprender.
3. Incentiva desenvolvimento cognitivo
Outra das vantagens da música é o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas. Principalmente, ocorre o estímulo dos sentidos, o que os torna mais observadores.
Isso incrementa as habilidades de compreensão e representação. Da mesma forma, melhora o raciocínio matemático, pois existe muita matemática envolvida no ritmo e sistemática. No caso do uso de instrumentos, também ajuda no aprimoramento da coordenação motora.
Ademais, estimula naturalmente a criatividade dos jovens, a qual é uma grande aliada para o progresso acadêmico e profissional deles. A criatividade é a porta para a inovação, que é altamente valorizada e traz muitas oportunidades.
4. Formação de indivíduos
Por último, as práticas musicais ajudam a usar o pensamento crítico. Ao serem expostos a essas dinâmicas, eles descobrem os próprios gostos, tanto musicais, como em outras áreas.
Desse modo, eles constroem a sua individualidade, aumentando a autoestima e a capacidade de tomar decisões.
Logo, o projeto Música na Escola proporciona aos professores a capacidade de atender os jovens da melhor forma possível.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim