Ampliar o repertório cultural é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Afinal, é por meio dessa base de conhecimento que acontecem intercâmbios culturais e, consequentemente, o enriquecimento do saber. Além disso, prepara os jovens para exercer sua cidadania e respeitar as diferenças.
Para entender melhor a importância de ampliar o repertório cultural de crianças e adolescentes, continue a leitura. Neste conteúdo, abordamos o conceito de repertório cultural, bem como as vantagens de se investir nessa abordagem. Veja!
O que é repertório cultural?
Repertório cultural pode ser compreendido como todo o conhecimento que uma pessoa acumula a partir de suas experiências nesse âmbito, ou seja, tudo que ela vê, aprende e conhece no ambiente cultural.
Nesse sentido, vale destacar que o repertório cultural (e pessoal) de cada um está em constante construção, uma vez que se baseia na sua capacidade de observar e tomar as experiências como uma maneira de formar conhecimento.
Quais são as vantagens de se ampliar o repertório cultural de crianças e adolescentes?
Ampliar o repertório cultural de crianças e adolescentes é uma forma de fazer com que elas se desenvolvam, tanto social como culturalmente. A seguir, conheça algumas vantagens de se investir nessa abordagem:
• Em primeiro lugar, podemos dizer que investir na formação de um bom repertório cultural pode fazer com que as crianças e adolescentes aumentem sua intelectualidade;
• Investir no repertório cultural também pode ampliar a visão de mundo das crianças e adolescentes;
• Forma crianças e adolescentes capazes de respeitar às diferenças;
• Ajuda a formar um comportamento infantil mais empático, que se coloca, portanto, no lugar do outro;
• Desperta o senso de responsabilidade social dos jovens;
• É uma abordagem que faz com que os jovens tenham maior senso de colaboração.
Diante do exposto, não há dúvidas de que investir nessa abordagem é a melhor solução quando o que se busca é desenvolver crianças e adolescentes empáticos, inteligentes e responsáveis, tanto social como culturalmente.
Como aumentar o repertório cultural de crianças e adolescentes?
Para ampliar o repertório de crianças e adolescentes, você pode investir em soluções diversas, tais como:
Música
A partir da música, as crianças e adolescentes não apenas conhecem a história de artistas e instrumentos, sabendo como tocá-los, mas também se desenvolvem a partir da convivência com pessoas diferentes. Além disso, desenvolvem o senso de responsabilidade e de colaboração.
Por exemplo, você pode colocar seu filho em uma orquestra sinfônica, que exige empatia, colaboração, responsabilidade e respeito às diferenças por parte do membro.
Arte
Outra forma de aumentar o repertório cultural de crianças e adolescentes é fazendo com que elas tenham contato com a arte, de uma maneira geral, como pintura, dança, cinema, fotografia, literatura, teatro etc. Esse mundo pode ensinar muito a elas, sem dúvida.
Em síntese, investir na ampliação do repertório cultural de crianças e adolescentes é essencial, principalmente quando o desejo é formar pessoas sensíveis e empáticas.
Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Nele, estamos sempre compartilhando informações que podem enriquecer mais seus conhecimentos.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!