Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Características, obras e autores do barroco mineiro

barroco-mineiro-estilo

O movimento barroco surgiu no século 17, na Itália, e influenciou a arte, a arquitetura, a literatura e a poesia de muitos países, dentro e fora da Europa.

Foi um movimento artístico caracterizado por obras rebuscadas e excessivas, que reforçou o poder do absolutismo e da igreja católica da época, com igrejas tão grandiosas e detalhadas que faziam todos se sentirem pequenos.

No Brasil, não poderia ser diferente! Em razão da colonização portuguesa, o estilo barroco logo chegou às terras do Novo Mundo.

Tendo chegado, inicialmente, em localidades litorâneas como uma cópia fiel do barroco europeu, esse estilo se estendeu para dentro do país.

O estado de Minas Gerais foi agraciado com grandes nomes do barroco (como Aleijadinho e Mestre Ataíde, talvez os mais conhecidos!).

Pode-se dizer que pela descoberta de ouro, quase no mesmo período (final do século 16), a arte barroca floresceu de forma esplêndida!

Nesse sentido, é válido falar sobre o barroco especificamente mineiro.

Vamos lá?!

Características:

Em Minas, o barroco se desenvolveu com muitas particularidades e personalidade própria, que o diferenciou do barroco europeu.

Nesse estado, utilizava-se materiais típicos da região para desenvolver as obras, como o cedro, a pedra-sabão e, claro, o ouro!

Uma das principais peculiaridades desse estilo é a pompa e a grandiosidade; uma arte muito colorida, rica em detalhes.

Como foi dito acima, a arte barroca evoca a religiosidade (temática sacra) e no barroco mineiro não foi diferente. Esse estilo, em Minas, cresceu principalmente em torno de igrejas e confrarias.

Sobre as construções barrocas mineiras, eram caracterizadas por altares com ornamentos espirais ou florais, anjos, figuras revestidas com película de ouro, entidades religiosas em relevo, entre outros.

As obras arquitetônicas desse estilo puderam, também, desenvolver algumas peculiaridades, em razão, principalmente, da geografia montanhosa e irregular da região, que originou uma forma de urbanização bastante atraente.

Assim, os pontos mais elevados de cada cidade eram sempre mais procurados para a construção dos templos religiosos.

Nessa perspectiva, a beleza das igrejas, somada à beleza natural da região criava um cenário fascinante.

Obras:

Algumas das principais obras do barroco mineiro são:

Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Localizada na cidade de Ouro Preto, a igreja com traçado elíptico e esculturas barrocas, infelizmente, é de autor desconhecido. Clique aqui para saber mais!

Igreja de São Francisco de Assis: Localizada, também, em Ouro Preto, a exuberante igreja conta com pinturas de Mestre Ataíde e esculturas esculpidas por Aleijadinho. Clique aqui para saber mais!

Autores:

Aleijadinho: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi o principal artista barroco de todo o Brasil! Ele era filho de um português com uma escrava e ficou conhecido, principalmente por suas lindas estátuas religiosas. É importante dizer que recebeu o apelido de “Aleijadinho” por causa de uma doença degenerativa que atrofiou suas pernas e mãos.

Mestre Ataíde: Foi um importante pintor do período e, como além de artista era professor, suas técnicas de pintura em tetos de igrejas continuaram a ser usadas por muitos alunos e seguidores.

Viu só como o barroco mineiro foi um estilo artístico rico e interessante? A importância cultural desse movimento para o estado de Minas Gerais é inegável!

Arte e espaço urbano


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Click to listen highlighted text!