A inclusão social tem sido bastante discutida nos últimos tempos. Isso porque uma boa parte das pessoas não tolera mais que uma camada da sociedade seja excluída do convívio social. Nesse cenário, a inclusão social se apresenta como uma solução para acabar com a desigualdade.
Mas, afinal, você sabe o que é a inclusão social e por que ela é importante? É o que vamos te explicar a seguir e mostrar como praticá-la. Acompanhe.
O que é inclusão social
Inclusão social é um conjunto de ações afirmativas que tem o objetivo de garantir os direitos de todos os cidadãos e tornar a sociedade mais igualitária. Nesse sentido, a inclusão social é uma forma de promover e manter a democracia de um país.
Mas essas ações só existem porque, ao longo da história, uma parte da sociedade foi sendo excluída do convívio social. Negros, homossexuais, pessoas com deficiência, indígenas, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, entre outros, são alguns exemplos.
No geral, essas pessoas não têm as mesmas oportunidades que as outras. Elas têm dificuldade de ter uma educação de qualidade, de conseguir empregos e até de usufruir dos seus direitos básicos como cidadãos. Sem contar que pessoas excluídas sofrem preconceitos diariamente e têm muito mais chances de serem vítimas de todos os tipos de violência.
Por que a inclusão social é importante
Países que têm uma taxa de desigualdade alta, como é o caso do Brasil, tendem a ter altos índices de criminalidade e pobreza. Afinal, se as pessoas excluídas não têm oportunidade de educação nem de trabalho, não conseguem o mínimo para sobreviver. Assim, as chances de entrarem para o mundo do crime ou irem para as ruas são grandes.
Além disso, a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Constituição Federal de 1988 afirmam que todos têm direito à liberdade e igualdade. Ademais, determinam que nenhum cidadão pode ser submetido a qualquer forma de discriminação.
Portanto, a inclusão social se apresenta como uma forma de resgatar e assegurar os direitos de todos os cidadãos, independente da etnia, gênero, orientação sexual, classe social, condição física, entre outros. Dessa forma, aumentar a participação dessas pessoas nas atividades sociais.
Como praticar a inclusão social
A inclusão social parte do princípio de que as pessoas, principalmente as que não sofrem discriminação, têm a responsabilidade de tomar medidas para mitigar as desigualdades. Por isso que o tema tem sido bastante discutido nas escolas, universidades, empresas, nos espaços públicos etc.
Ao praticar a inclusão social, deve ser levado em consideração que cada grupo sofre a discriminação de um jeito. Portanto, as ações e políticas públicas devem ser pensadas de acordo com a necessidade de cada um.
A seguir, confira algumas ações que podem contribuir para uma sociedade mais igualitária:
– Promover programas de profissionalização voltados para pessoas com deficiência, de baixa renda, negras, homossexuais, travestis etc. O objetivo é aumentar a participação dessas pessoas no mercado de trabalho.
– Promover campanhas de conscientização sobre respeito à igualdade e à diversidade.
– Destinar cotas para as minorias em processos seletivos de universidades e empresas.
– Incentivar a educação gratuita e acessível para promover a igualdade social.
– Usar a arte e a cultura como forma de integração social.
Para que todos os cidadãos tenham oportunidades iguais, é preciso da contribuição de toda a sociedade.
A SABRA promove ações de inclusão social que visam ajudar os jovens a construírem o seu próprio futuro e autonomia através da Arte e da Cultura. Conheça os trabalhos da SABRA!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!