Cuidar do planeta terra deixou de ser ideal para se tornar uma necessidade. Caso contrário, a sobrevivência humana enfrentará sérios riscos. Nesse sentido, podemos dizer que a agricultura sustentável contribui para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, para a manutenção do planeta.
Essa abordagem, cumpre destacar, traz benefícios tanto para a população como para os produtores, pois reduz custos e aumenta a produtividade. Ficou interessado em conhecer os benefícios da agricultura sustentável para a sociedade? Continue a leitura e veja cinco deles!
1. Colabora para a redução de desperdícios
A agricultura sustentável colabora para a redução de desperdícios, promovendo, dessa maneira, o uso correto e adequado dos recursos destinados à agricultura. Na prática, isso contribui para a preservação do meio ambiente e redução de custos. Afinal, utilizando corretamente os recursos de sua fazenda ou propriedade rural, reduz-se a necessidade de novas demandas de materiais.
2. Ajuda a produzir alimentos saudáveis
Outro benefício a se destacar é em relação à produção de alimentos. A agricultura sustentável se utiliza de recursos naturais limpos, ou seja, verdes, o que pode contribuir para a produção de alimentos saudáveis.
Com outras palavras, na agricultura sustentável, busca-se não utilizar recursos que podem afetar o solo e a plantação, sendo um exemplo nesse sentido os agrotóxicos. Diversos especialistas ligados à área de saúde já relataram que esses produtos provocam vários problemas para a saúde humana.
Assim, com a adoção da agricultura sustentável, todos têm a ganhar, principalmente a população.
3. Promove o bem-estar social ou da sociedade
Na agricultura sustentável, uma coisa leva a outra. No caso, ao produzir alimentos saudáveis, a agricultura sustentável colabora para a promoção do bem-estar social, pois coloca na mesa de muitas pessoas alimentos de qualidade e saudáveis.
Além disso, ajuda a reduzir os conflitos entre os produtores e a sociedade, considerando o fato de que traz a possibilidade de implantar uma agricultura sustentável, voltada para o bem-estar de todos.
4. Ajuda a melhorar a imagem da empresa/fazenda
A agricultura sustentável beneficia não apenas à sociedade, mas também às empresas ou fazendas, uma vez que melhora sua imagem. Como consequência disso, elas passam a ser preferência para muitos consumidores.
Nesse contexto, cabe destacar que a adoção de práticas sustentáveis, seja na agricultura ou em qualquer outro setor, é bem vista pela sociedade, uma vez que isso a beneficia no sentido de garantir sua saúde e um desenvolvimento sustentável.
5. Oferece mais opções de compra para a sociedade
Também podemos destacar que a agricultura sustentável se apresenta à sociedade como mais uma opção de compra, ampliando assim suas possibilidades. Com outras palavras, as pessoas podem decidir se querem comprar os alimentos da empresa/propriedade rural X ou Y.
No entanto, certamente, a maioria delas vai preferir comprar alimentos saudáveis, oferecidos por uma empresa que é referência na agricultura sustentável.
Diante do exposto, nota-se claramente que a agricultura sustentável se apresenta como uma abordagem fundamental para o desenvolvimento saudável da sociedade. Garante que ela seja abastecida, mas de forma sustentável.
Comunidades sustentáveis – os pilares para o desenvolvimento
Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Para ler outros como este, que tal acompanhar as publicações em nosso blog?
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!