Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância do investimento na música para crianças de comunidades carentes

criança-crianca-desenvolvimento

Antes de tudo, sabemos que existem diversos meios que contribuem para um bem-estar físico e psicológico das crianças. Uma delas é a música. Cientificamente comprovada como sendo de suma importância para o desenvolvimento cognitivo infantil, o contato com a música oferece inúmeros benefícios e vantagens, especialmente em crianças que se encontram em comunidades mais carentes.

Quer saber como? Então confira o nosso post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

A música na sociedade

Antes de tudo, sabemos que a música nada mais é do que uma linguagem universal. Tudo o que ouvimos é percebido por meio de movimentos vibratórios. Por esse motivo, os sons que acabam nos cercando no dia a dia são expressões da vida, do universo em movimento, da energia, indicando situações, paisagens sonoras e até mesmo o ambiente no qual estamos inseridos.

Sendo assim, a música é um elemento presente na cultura humana. E por isso, é crucial na formação da criança, para que, ao se tornar adulta, tenha toda a capacidade de pensar por conta própria e consiga se expressar de maneira crítica e criativa.

DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

A importância da música para crianças que vivem em comunidades carentes

Em se tratando de crianças que vivem em comunidades mais pobres, podemos entender que a dificuldade para o contato educacional torna-se mais difícil ou precário. Dessa forma, o desenvolvimento cognitivo, a análise crítica e a visão de mundo tornam-se ainda mais difíceis.

Contudo, quando a música é inserida nessas comunidades, há uma evolução contínua no pensamento e comportamento dessas crianças. Mas muito mais do que isso, enxergamos diversos benefícios, por exemplo:

1. Desenvolve os dois hemisférios do cérebro;
2. Auxilia no processo de aquisição da linguagem;
3. Estimula a autoestima e também o desenvolvimento emocional;
4. Ativa os neurônios;
5. Ajuda no fortalecimento do vínculo afetivo entre os que ouvem a praticam juntos;
6. Desenvolve os processos sociais e motores;
7. Ajuda a ampliar o repertório cultural;
8. Ajuda a controlar o corpo através do desenvolvimento de expressar-se e adquirir coordenação rítmica;
9. Ajuda a definir o próprio gosto musical na fase adulta;
10. Na infância, a música oferece diversos momentos prazerosos entre família e amigos. Afinal, todos possuem uma canção favorita na época da infância, e que, de certa forma, acabou marcando um momento importante.
11. Reduz o estresse, a ansiedade e os pensamentos negativos pelas crianças que estão inseridas em locais precários e com baixa acessibilidade à educação.

Criança e Desenvolvimento Social

Conclusão

Em geral, para crianças que vivem em comunidades carentes e acabam não tendo acesso ao meio educacional e social de forma eficiente, como forma de aprendizado e crescimento, a música pode ser um excelente canal para suprir parte dessa necessidade.

Além de estimular a criança a ter comportamentos mais positivos e proativos, a música atua diretamente no psicológico, estimulando a idade infantil na condução de um caminho próspero e psicologicamente saudável. Portanto, agora que você já conhece os benefícios da música em crianças carentes, acesse o nosso site e saiba um pouco mais sobre o nosso trabalho.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Click to listen highlighted text!