A música como forma de entretenimento durante o isolamento social
Em tempos de pandemia, as pessoas se viram em uma nova realidade que vem transformando a forma de trabalhar, se relacionar, nos hábitos de higiene e o dia a dia das famílias do Brasil e do mundo.
E, por mais que o isolamento social possa parecer desolador, existem algumas formas de aproveitar esse tempo e se distrair.
Alguns preferem focar na limpeza da casa, outros se aventuram na cozinha e há ainda os que priorizam o estudo, mas algo que é comum a todas as pessoas e que pode ser um aliado em quaisquer circunstâncias é a música.
Driblando o tédio e a ansiedade
Sabia que, ao escutar aquela sua música favorita, você libera dopamina? Isso explica a nossa sensação de felicidade e bem-estar ao ouvir uma seleção de músicas que gostamos, uma vez que a dopamina se trata de um hormônio que diminui o estresse e a ansiedade.
E, mesmo para os mais melancólicos, saiba que a Ciência defende que as músicas consideradas “tristes”, na verdade, provocam emoções positivas.
Pesquisas indicam que certas músicas podem surtir efeitos no corpo humano que podem superar até mesmo a eficiência dos remédios para ansiedade, a partir da medição dos níveis de cortisol.
Em um dos estudos, um grupo que se recuperava de uma cirurgia e apenas ouvia músicas pré-selecionadas apresentou uma menor quantidade desse hormônio do estresse no sangue do que o grupo também em pós-operatório que tomou ansiolíticos.
Benefícios para a mente e o corpo
O uso terapêutico da música já é conhecido como uma técnica eficiente de relaxamento e para tratamentos de saúde, com benefícios comprovados cientificamente, inclusive para reduzir os sintomas da insônia e da depressão.
E, nesses momentos em que a ansiedade impera, o simples ato de cantar, tocar um instrumento, escutar canções ou qualquer atividade ligada à música se torna mais do que apenas uma forma de se distrair, para muita gente, é uma necessidade para seguir a quarentena de forma mais tranquila e com a mente sã.
Além disso, a música desperta a motivação e influencia na sua performance em diversas tarefas, então, aproveite e aposte numa playlist para fazer um treino em casa.
Ademais, ainda favorece a produtividade e o desempenho cognitivo em funções acadêmicas, contribuindo nos momentos de estudo, trabalho, principalmente em home office e até na hora de limpar a casa.
O poder da música
A música, sem dúvida, está sendo um protagonista nessa fase de isolamento social. Artistas de todo o mundo estão movimentando todos os cantos do planeta, fazendo as pessoas se sentirem mais próximas umas das outras e, de alguma forma, conectadas.
Se por um lado a classe artística sofre os efeitos da pandemia, com o cancelamento ou adiamento de shows, por outro, se encontra numa oportunidade de se reinventar e disseminar a sua arte por meio da internet, acolhendo os seus fãs e atraindo novos admiradores.
Afinal, a música tem a capacidade de nos fazer voltar no tempo, nos animar, encantar ou emocionar, e nada melhor do que esse recurso tão acessível para transformar esse isolamento social em um momento de paz e descontração.
FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.
Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.
Veja como é fácil: são poucos passos!
1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!
Se você gostou deste post:
-
SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!