Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Percepção musical

percepcao-musical

A importância desse estudo para a vida dos músicos

Entre as várias habilidades que são úteis para um músico, está a percepção musical. É essa habilidade que permite que o músico “tire de ouvido” melodias e composições, ou consiga improvisar em cima de canções existentes. Muitos pensam que esse é um dom inato, mas na verdade é fruto de muito estudo e dedicação. Vamos entender melhor o que é a percepção musical e como e por que o músico deve estudá-la.

O que é a percepção musical?

A definição mais exata de percepção musical é “a capacidade de perceber e identificar as ondas sonoras como parte de uma linguagem musical”. Basicamente, desenvolver a percepção musical é como aprender a falar um segundo idioma. Trata-se de conseguir identificar os sons produzidos, nomeá-los e conseguir produzir ‘textos’ naquela linguagem, no caso, improvisações e composições.

Em uma comparação simples, os elementos musicais são como a letra do alfabeto: a compreensão isolada deles não permite a compreensão do que é produzido naquela linguagem. Assim como saber as letras não basta para ler algo em inglês, por exemplo, saber os elementos não permite a compreensão de composições musicais.

A percepção musical envolve reconhecer notas, tons, timbres, harmonia e intensidade dentro de uma melodia. É a percepção musical que faz o músico conseguir “visualizar” como será uma composição mesmo antes de tocá-la, apenas pela partitura. É também por ela que o músico pode tirar canções “de ouvido”, sem ler cifras ou partituras, uma habilidade essencial que facilita a vida de qualquer instrumentista.

Por que devo estudar percepção musical?

Como já dito, a percepção musical pode facilitar muito a vida do músico. É com ela que ele poderá ter mais propriedade sobre o seu material de trabalho.

Veja algumas das vantagens de ter percepção musical:

• Tirar músicas “de ouvido”: a capacidade de identificar os elementos musicais em uma melodia vem da percepção musical. É uma habilidade essencial para o músico que deseja ter um repertório vasto e de forma ágil.

• Entender melhor partituras: além de tirar músicas de ouvido, o músico com percepção musical consegue fazer o contrário. Ele tem a capacidade de ler partituras e ouvi-las internamente antes mesmo de tocá-las.

• Compor suas músicas: nenhum músico pode compor se não tiver percepção musical. Com essa habilidade, fica fácil organizar notas na mente e criar melodias novas.

Essas são apenas algumas das vantagens de se ter percepção musical. Existem muitas outras, portanto é essencial para qualquer músico trabalhar essa habilidade. Existem pessoas que já nascem com ela desenvolta, os portadores do chamado “ouvido absoluto”. Mas quem não tem ouvido absoluto pode desenvolver a percepção musical do mesmo jeito, com treino e dedicação.

Como treinar a percepção musical?

Para treinar a sua percepção musical, você precisa de duas coisas essenciais: paciência e dedicação. Com isso e o conhecimento de teorias e técnicas musicais, existem várias atitudes que você pode tomar para desenvolver a percepção musical. São algumas delas:

1. Escute músicas
Parece absurdamente óbvio, mas a questão é que você não pode apenas colocar a música como fundo. Escute-a com concentração, prestando atenção no ritmo, intervalos melódicos e notas utilizadas. Esse é o melhor jeito de começar a identificar os elementos musicais sem precisar lê-los.

2. Memorize os sons
Você deve memorizar as notas da mesma forma que memoriza a voz de seus conhecidos ou palavras novas em um idioma que você estuda. Escute, por exemplo, a nota Dó até que você possa identificá-la como tal apenas por ouvi-la, sem precisar de cifra ou partitura.

Essas são as principais formas de treinar a percepção musical. Estudo e dedicação são essenciais no campo da música. Caso queira mais dicas, não deixe de ler nossos outros textos.

Fontes:
http://institutocanone.com.br/porque-estudar-percepcao-musical-instituto-canone/

Como Melhorar sua Percepção Musical


http://blog.fritzdobbert.com.br/tecnicas/percepcao-musical/
https://www.cifraclubnews.com.br/noticias/149257-treinar-percepcao-musical.html


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Click to listen highlighted text!