Veja como a internet mudou a forma de se fazer cinema
Nas últimas décadas, o acesso ao cinema tornou-se mais democrático e os mais variados públicos começaram a ter acesso a esse serviço que, durante muito tempo, era uma exclusividade das classes mais ricas. O cinema, que é considerado a sétima arte, continua sendo uma forma de entretenimento muito amada por todo o mundo. Nas últimas décadas, é notável a transformação no modo como consumimos cinema e a internet é a principal responsável por isso.
Como a internet vem transformando nossas experiências com o cinema
Não é de hoje que podemos notar mudanças significativas nas formas de assistir um filme. O que antes era exclusividade de pessoas ricas e das salas de cinema localizadas nos grandes centros urbanos, hoje é possível em qualquer lugar onde se tenha acesso a internet. São muitos os dispositivos que permitem essa conexão: Smart TVS, computadores, notebooks, tablets, celulares, basta uma rede wi-fi e uma rápida pesquisa para ter acesso aos mais variados projetos audiovisuais.
De certo modo, é correto afirmar que a internet é uma grande responsável pela democratização do acesso ao cinema no Brasil, posto antes alcançado pela televisão no início dos anos 2000 com o advento das locadoras de filmes e aparelhos de DVDs. Diferente da televisão, a internet permite variedade de opções e horários definidos pelo usuário, estando ele no controle do que vai assistir, quando e onde.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2018, 81,8% dos brasileiros que tem acesso à internet se utilizam dela para assistir filmes e demais conteúdos das plataformas de streaming, além dos downloads. Apesar de toda a revolução da internet, as salas de cinema continuam atraindo números satisfatórios de telespectadores, fato que pode ser explicado pela exclusividade e experiência singular proporcionada pelo local.
Web séries e filmes independentes como uma nova forma de consumir cinema
Quem usa constantemente a internet como meio de informação e também para consumir conteúdo audiovisual, já deve ter percebido o catálogo extenso de Web séries e filmes independentes que se encontram disponíveis para visualização nas mais diferentes plataformas. De certo modo, é possível constatar que esse tipo de consumo tem uma relação muito próxima com o conteúdo cinematográfico.
Nos últimos cinco anos, plataformas como Netflix, Amazon Prime e o próprio YouTube investiram fortemente na produção de conteúdos exclusivos, sobretudo séries. Além disso, muitas emissoras de televisão aberta criaram plataformas de streaming virtual com conteúdos exclusivos. A produção desses conteúdos, que antes eram exclusividade de grandes emissoras americanas, hoje são trunfos das grandes plataformas virtuais.
As possibilidades não ficam restritas apenas às plataformas virtuais, são muitas web séries independentes e filmes independentes produzidos por pessoas anônimas que se utilizam da gratuidade e alcance da internet para divulgarem seus projetos. Um exemplo disso é a web série “Girls in the house” do brasileiro Raony Phillips, totalmente produzida no The Sims e divulgada no Youtube. Os esquetes divertidos e personagens carismáticos conseguiram mais de quatro milhões de acessos em cada vídeo, o que estendeu a produção por mais temporadas.
O filme “Aquarius” do diretor Kléber Mendonça Filho também é uma prova de como os filmes independentes chamam a atenção do público e reforçam sua relação com o cinema. Apesar de independentes e com custos baixos de produção e divulgação, o audiovisual independente segue poderoso e se mostra como uma possibilidade real para independentes, que podem contar com o impacto da internet para expandirem os seus trabalhos.
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