Benefícios da música para os bebês
A educação musical e a música em si podem trazer muitos benefícios para os bebês. Confira!
1. Desenvolvimento da linguagem e comunicação
A criança aprende com aquilo que tem contato. Com a música ela é exposta a inúmeras palavras e à linguagem musical, beneficiando o desenvolvimento da comunicação como um todo e de aspectos da linguagem verbal, como vocabulário e dicção, além do estímulo à linguagem musical e corporal.
2. Expressão
Se nem os adultos conseguem ficar parados quando ouvem uma música que gostam, imagine os pequenos! A educação musical na infância estimula a expressão corporal, que é fundamental para a saúde emocional e psicológica, além de trabalhar a coordenação motora, seja na tentativa de acompanhar o ritmo com o corpo ou ao conseguir segurar um instrumento.
3. Segurança
A liberdade para se expressar, a independência e as relações que vão se estabelecendo através da educação musical fazem a criança se sentir mais segura emocionalmente e mais confiante ao se sentir inserida em um grupo compartilhando momentos prazerosos e colaborativos.
4. Estímulo e aprendizado
O foco das crianças e dos bebês é muito menor, por isso usar elementos lúdicos é muito importante para que elas consigam se interessar e aprender. A educação musical durante os primeiros anos de vida estimula o aprendizado de palavras, letras, sílabas e conceitos, proporcionando novos conhecimentos e um ambiente propício ao desenvolvimento do bebê.
5. Exercício do trabalho em grupo
O bebê que tem contato com a educação musical já começa a entender como é a colaboração para que uma música saia, mesmo que ainda não toque nada e muitas vezes nem consiga vocalizar as palavras da canção. Seja na escola ou em casa com os pais, ele entende que é um momento compartilhado em que todos devem se sentir bem e trabalhar em conjunto.
6. Fortalecimento de vínculos
Quando ouvida em casa, as músicas beneficiam os vínculos entre os pais e o bebê, que compartilham um momento especial e seguro. Já na escolinha ou na aula de musicalização, os bebês criam e cultivam laços com novas pessoas, como os professores e os coleguinhas. Isso é muito benéfico para a saúde emocional e o estabelecimento de relações saudáveis.
7. Construção da habilidade musical
Logo no começo da infância a música começa a construir uma base para a habilidade musical, que pode ser desenvolvida posteriormente, quando a criança for um pouco maior. A educação musical proporciona o autoconhecimento, a confiança e a disciplina.
8. Melhora no humor
A ciência comprova os efeitos da música para a saúde física e emocional dos indivíduos. Os bebês se sentem mais relaxados ou animados de acordo com a música ouvida.
9. Colaboração no desenvolvimento
Na infância a criança absorve tudo com o que tem contato e a música é capaz de beneficiar diversos aspectos do desenvolvimento dos bebês, como a memória, o raciocínio lógico, a coordenação motora, o aprendizado de matemática, de palavras e até de línguas estrangeiras, além do desenvolvimento afetivo e a aspectos da individualidade (gostos pessoais, autoconfiança).
Se você gostou deste post:
– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!