Expressão Corporal: Conheça os seus benefícios

A expressão corporal é definida, principalmente, pela capacidade de utilizar o corpo para se comunicar. Assim, há diferentes níveis de desenvolvimento da expressão corporal, eles são influenciados pelo grau de consciência que uma pessoa tem do próprio corpo.

Há diversas atividades que contribuem para o desenvolvimento dessa habilidade: o teatro, a dança, os esportes, a música, entre outros. De maneira geral, a expressão corporal está ligada à capacidade de se autoperceber, de transmitir mensagens adequadas em cada contexto e não apenas à expressão artística.

Além disso, de modo indireto, todas as atividades envolvidas no desenvolvimento da capacidade de se expressar corporalmente propiciam o amadurecimento de outras habilidades que fazem parte da expressão corporal: a coordenação motora, a postura adequada, o equilíbrio, a autoestima, o autoconhecimento, entre outras.

Veja a seguir quais são os benefícios de realizar atividades que permitam elevar a capacidade de se expressar por meio do próprio corpo. Vamos lá!

Relações interpessoais

Quanto menor é o grau de consciência corporal de um indivíduo, mais óbvias são as suas intenções e, sobretudo seus medos e inseguranças, para as outras pessoas que estão assistindo.

Como a expressão corporal é resultado de um processo emocional interno, não é difícil perceber que alguém está inseguro e apreensivo, por exemplo, em uma entrevista de emprego ou apresentação de um seminário, devido aos gestos feitos e a postura adotada.

Assim, o transparecer da insegurança denota um autocontrole menor que pode ser lido erroneamente como despreparo ou fraqueza. Nesse ponto, aqueles que conseguem utilizar o seu corpo como meio de diminuir a resistência que possa existir em um ambiente, influenciar os outros ou transmitir uma imagem positiva estão em vantagem.

Todo o processo de leitura corporal que as pessoas fazem umas sobre as outras ocorre, na maior parte do tempo, de maneira inconsciente. Assim, não se trata do fato que todos estão analisando todos, mas, certamente, a impressão obtida perpassa pela expressão corporal que cada um apresenta.

Equilíbrio e coordenação motora

Com a exposição ao aprendizado de novos movimentos e a liberdade de explorar diferentes formas de expressão corporal, cria-se uma espécie de repertório de expressão do corpo que pode ser utilizado em diferentes ambientes e para diferentes propósitos.

De forma análoga, é como ampliar o vocabulário: se têm à disposição diferentes palavras e expressões que são requisitadas a depender do contexto de comunicação.

Dessa maneira, até mesmo o aprendizado inicial de outras atividades que envolvem o corpo se torna facilitado. O equilíbrio adquirido também é maior, pois é fruto de um processo sistemático de tomada de consciência sobre os próprios movimentos.

Desconstrução de padrões e liberdade de expressão

A forma de se portar corporalmente é um dos atributos aprendidos no meio social. Assim, também é uma fonte de informação sobre o histórico de uma pessoa, bem como a sua forma de ver, lidar e interagir com o mundo.

Como a expressão corporal é influenciada diretamente pelo grau de consciência que um indivíduo tem do próprio corpo, as atividades que a envolvem também dão uma oportunidade para trazer luz para esse processo e para criar novas formas de expressão.

Por fim, vale ressaltar que, com o desenvolvimento da expressão corporal, as manifestações e expressões da personalidade passam a ser mais genuínas e maduras, pois nascem de uma integração maior entre mente e corpo.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

https://www.sabra.org.br/site/consciencia-ambiental/
Texto por: RedaWeb

Quais ferramentas podem ser utilizadas no processo de inclusão social?

Devido aos diversos fatores que interferem na distribuição igualitária de bens e serviços em uma sociedade, há grupos sociais com determinadas características que são mais sujeitos a sofrerem exclusões em diferentes ambientes. Desafio: proporcionar inclusão e acesso.

Assim, a exclusão social pode ocorrer na educação, no esporte, no lazer, no acesso à cultura, entre outros diversos âmbitos. Essa supressão que alguns indivíduos podem experienciar limitam a sua mobilidade dentro da sociedade e, por isso, impedem que eles exerçam o pleno exercício da sua cidadania.

Nesse cenário, surgem iniciativas de diferentes setores para promover a inclusão social de diversas maneiras. Entenda a seguir quais ferramentas podem ser utilizadas para diminuir a desigualdade no acesso às oportunidades. Vamos lá!

Acesso – Música, arte e cultura

Especialmente em ambientes de vulnerabilidade social, o acesso aos projetos que envolvem o aprendizado de música, arte em suas diversas expressões e outras ações culturais, é um meio eficiente para a inclusão social.

O surgimento de orquestras comunitárias, grupos de grafite e teatro, por exemplo, ilustram de maneira interessante o impacto que tais iniciativas têm em uma comunidade.

A inclusão social por esses meios dá uma chance aos participantes de atuarem como protagonistas em suas comunidades. Além disso, as habilidades desenvolvidas os levam a participar de festivais e acessarem oportunidades antes impensadas dentro daquele contexto social.

Acesso – Esporte e lazer

A prática esportiva é umas das ferramentas de inclusão social mais valorizada, pois apresenta grande potencial para a transformação social de ambientes e indivíduos. Muitos atletas que representaram o Brasil nas olimpíadas, por exemplo, advêm de iniciativas desse tipo.

Além do mais, quando se fala em inclusão social por meio do esporte cabe a menção às adaptações realizadas para a inclusão de pessoas com deficiência, que proporcionam novas perspectivas para esse grupo e suas especificidades.

Acesso – Educação, comunicação e tecnologia

A educação também deve ser pensada como importante ferramenta de inclusão, pois desempenha um importante papel no combate às diversas formas de exclusão social.

Por meio dela é possível democratizar o acesso às novas tecnologias e fornecer meios educativos para que certos indivíduos transitem com maior segurança e confiança por uma sociedade cada vez mais tecnológica. Bons exemplos disso são os projetos de inclusão digital para a terceira idade.

O acesso à internet e aos bens tecnológicos é um fator considerável no que tange a desigualdade social, já que os que não tem acesso aos recursos mencionados deixam de acessar as muitas oportunidades propiciadas por esse meio, enquanto os grupos mais privilegiados estão em constante atualização e, por isso, obtêm as melhores oportunidades de educação e trabalho.

A linguagem e comunicação também adentra o universo da inclusão social. Os projetos que têm por objetivo democratizar informações de interesse público contribuem para diminuir a distância entre direitos oferecidos pelo estado e o indivíduo excluído.

Dessa maneira, tanto por meio de iniciativas que incluem orientação para a população ou por meio do desenvolvimento de materiais com uma linguagem mais didática e acessível, há maior inclusão social e diminuição da desigualdade. A informação é uma das muitas formas de empoderar os indivíduos para que eles sejam capazes de reivindicar o atendimento das suas demandas.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Arte e Cultura como fator de inclusão social

Conteúdo por: Agência de Marketing RedaWeb

Como a expressão corporal pode ser aplicada no dia a dia das crianças?

Entenda como a expressão corporal pode ser aplicada na rotina das crianças

A infância é uma das épocas da vida que mais sentimos saudades. As brincadeiras, o afeto e todos os aprendizados adquiridos fazem parte desse período mágico e cheio de aventuras.

É na infância que a fala acaba sendo aperfeiçoada e muito usada como um meio de comunicação dos pequenos, mas essa não é a única forma que uma criança se comunica com o mundo exterior.

A expressão corporal também é uma linguagem que diz tanto quanto as palavras e mais do que isso: ela pode ajudar em todo o processo de desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Gestos dizem muito

A desenvoltura, a maneira de gesticular as mãos ou a maneira como a criança se porta em sala de aula dizem muito sobre elas. Observar isso tudo pode auxiliar no processo de socialização e até de aprendizado.

Se estimulada e incentivada, a criança vai acumulando experiências que farão a construção do seu desenvolvimento e também a formação de laços, seja em casa com a família ou na escola com os colegas.

Os pequeninos naturalmente adoram se movimentar e explorar essa energia, o que pode ser muito vantajoso para o crescimento. É por isso que muitos pedagogos, psicólogos e professores de educação física estão aplicando exercícios e atividades que envolvem a expressão corporal em suas aulas.

Atividades que envolvam gestos, que sejam lúdicas e até alguns tipos de jogos interativos fazem com que a criança tenha compreensão de maneiras novas e benéficas de comunicação. Nesses momentos a troca também é incentivada: a criança aprende, mas também tem muito a ensinar.

Psicomotricidade

A psicomotricidade é uma ciência muito utilizada para isso e seus resultados são muito benéficos. A finalidade dela é usar preceitos da educação física com o objetivo de aperfeiçoar o comportamento da criança com o seu próprio corpo, por meio dos seus movimentos e interação com as outras pessoas.

Gesticulações, mímicas e vários outros tipos de movimentos também dão para a criança a noção de espaço e uma possibilidade de expressarem as suas ideias, conceitos e sensações. Vamos listar abaixo algumas atividades simples que podem incentivar as crianças a explorarem esse universo de comunicação:

  1. O corpo sempre será o centro dessas expressões. A criação de brincadeiras que envolvam músicas, subidas, descidas e movimentos no geral ajudam a criança a criar mais consciência corporal;
  2. Criação de peças com as mãos como argila, pinturas e até mesmo a manipulação de objetos também estimulam as expressões;

  3. A criação de personagens e montagem de uma peça de teatro: esse exercício vai potencializar a criatividade e pode auxiliar na timidez. Não é necessário forçar falas ou participação daqueles que são mais tímidos, é importante que as expressões sejam espontâneas e aconteçam no momento em que as crianças estiverem preparadas para isso.

Quando uma criança recebe incentivo, apoio e é encorajada a se expressar através de sua imaginação, ela vai crescer com possibilidades e isso vai ficar sempre na memória, junto com as boas lembranças que só a infância consegue proporcionar.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
https://www.sabra.org.br/site/a-relacao-da-musica-com-movimentos-corporais/
Conteúdo por: Agência de Marketing RedaWeb

A importância das expressões artísticas na vida das crianças e jovens

Pode até parecer um assunto difícil de ser compreendido, uma vez que envolve diversas áreas do conhecimento e das relações humanas.

O que é uma expressão artística? Basicamente, qualquer forma de dar vazão às emoções e contar uma história. São tantas formas de se analisar esse significado, que nem mesmo especialistas parecem chegar a um consenso. No entanto, uma coisa é sempre verdade. As expressões artísticas na vida das crianças e jovens têm um poder transformador.

Neste pequeno artigo, iremos te contar porque é tão importante e necessário estimular o desenvolvimento dessa área desde o começo da vida do indivíduo. Confira.

Demonstram o que estão sentindo

Se para os adultos pode ser muito difícil demonstrar o que está sentindo, para o jovem pode ser ainda mais complicado. Durante o crescimento estamos constantemente sendo pressionados pela sociedade sobre como devemos agir, falar e até nos sentirmos. Isso nos deixa desconfortáveis, represando as emoções.

As expressões artísticas são uma maneira de despejar todos os medos, inseguranças, tristezas e até alegrias. Seja através da pintura, canto, dança, desenho, poesia ou quaisquer outras maneiras que permitem o jovem externar suas ideias e pensamentos.

Em um espaço acolhedor, como o da arte, o jovem cresce como indivíduo e passa a conhecer melhor a si mesmo. Tal ação permite que compreenda melhor as suas próprias decisões e o que o move, e isso irá acompanhá-lo até a vida adulta.

Melhoram suas relações interpessoais

Aprendendo mais sobre si mesmo, o indivíduo estará aprendendo sobre o outro. Como identificar emoções e interpretá-las é uma habilidade desenvolvida indiretamente quando se estimulam as expressões artísticas na vida das crianças e jovens.

Eles se tornarão adultos mais compreensivos e com poder de empatia, se colocando no lugar do outro e tentando encontrar maneiras de ajudar outras pessoas através da arte. Esse é, talvez, uma das maiores riquezas de se dedicar a essa área.

Costumam ir melhor na escola

Quando a criatividade é estimulada e o jovem entende o seu papel no mundo, irá se tornar mais motivado para cumprir as suas obrigações. Ao se trabalhar com o corpo em movimento, diversas inteligências são desenvolvidas, a lógica, espacial, visual, dentre outras.

Ao se utilizar tais aprendizados em conjunto com a escola, a capacidade de aprendizado é potencializada, garantindo um melhor aproveitamento, que por consequência, influencia na autoestima e qualidade de vida das crianças e jovens.

O estímulo à inteligência emocional e autoconhecimento são imprescindíveis para o desenvolvimento de um indivíduo sadio e produtivo aos olhos da sociedade, tanto é que até mesmo adultos investem nessa área atualmente. As inúmeras formas de expressões artísticas estimulam a criança desde cedo, e os ganhos se estendem ao longo de toda a vida.

Tal estímulo ocorre de diversas maneiras, e atividades em grupo são as trazem os melhores resultados. Nós oferecemos turmas de coral à orquestra sinfônica, e nossa maior missão é acolher crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social para dar-lhes novas perspectivas. Entre em contato para mais informações. Estamos ansiosos pelo seu contato.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Crianças e expressões artísticas


Criado por: Agência RedaWeb

Como os recursos do FIA ajudaram na aquisição de violoncelos para a SABRA?

Quando o mês de abril chega, inúmeros brasileiros precisam realizar a declaração do Imposto de Renda. Neste momento eles têm a possibilidade de receber abatimentos ou maior restituição com base em suas doações para instituições que auxiliam crianças carentes. O Fundo Especial para a Infância e Adolescência – FIA é um dos beneficiados por estas doações e pode ser revertido para ONGs de todo o Brasil.

A SABRA recebe investimentos do FIA e reverte para melhorias em seus cursos e mantenimento da instituição. Neste último ano, o dinheiro recebido através do fundo foi possibilitador para a compra de novos violoncelos para serem usados nos cursos e orquestra. O objetivo da SABRA é fazer com que os direitos sociais sejam exercidos por cada criança e adolescente, como também reflita em toda a comunidade.

O que é o fundo e como faz para participar

Para quem não conhece o Fundo para Infância e Adolescência, ele é um fundo público destinado para o financiamento de projetos que tenham como objetivo a proteção, a defesa e a promoção dos direitos da criança e da adolescência. A sua criação está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Quem faz a fiscalização e o monitoramento destes recursos dentro dos estados e municípios é o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA.

Importante destacar que para participar do FIA, as instituições deverão ser organizadas legalmente e ter os seus projetos aprovados segundo critérios específicos. Todos estes critérios são previstos nos editais de chamamento público aberto para as ONGs que desejam participar. Para a SABRA poder participar do FIA, ela teve de estar completamente organizada e apta, tendo sido aceita através do edital.

Violoncelos em favor do desenvolvimento musical

Pensando no crescimento da atuação de seus programas e cursos, a SABRA utilizou o dinheiro recebido pelo Fundo para Infância e Adolescência para financiar a compra de novos violoncelos. Característica interessante dos violoncelos é que ele pode cobrir toda a extensão das vozes masculinas e boa parte das femininas, criando uma relação natural com a voz humana. Por este motivo além dele ser reconhecido pelo alto grau de apelo emocional, é essencial para a composição de uma orquestra sinfônica.

Os violoncelos estarão à disposição de todos os alunos da SABRA em favor de seus crescimentos e desenvolvimentos musical, cultural e cidadão. Esta é a importância das ações de doações e patrocínios para o projeto, criar possibilidades de nova vida e significados para aqueles que muitas vezes estão a margem da sociedade. Quanto mais recursos forem recebidos e utilizados com isonomia e correção, mais pessoas e comunidades poderão ser beneficiadas.

A SABRA é uma instituição que promove o ensino de música a crianças carentes da região metropolitana de Belo Horizonte. Seu objetivo é promover cultura para todos aqueles que estão à margem da sociedade, fazendo com que sejam protagonistas das suas histórias e tenham uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Ela é acessível para doações e patrocínios por todas as pessoas físicas e jurídicas.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

https://www.sabra.org.br/site/fundo-da-infancia-e-adolescencia-entenda-como-funciona/o
Texto por: RedaWeb

Como os projetos sociais impactam na educação dos jovens?

A personalidade de todo indivíduo começa a se formar ainda na primeira infância, no entanto, continua sendo moldada ao longo de toda a vida. A adolescência e a juventude são época essenciais e importantes que merecem uma atenção especial, pois é quando as primeiras decisões, que os acompanharão por muito tempo, serão tomadas.

A educação é algo que compete não só à escola, mas também à família e à sociedade como um todo, afinal, toda e qualquer experiência que jovem vivencia, servirá como base a definição do seu caráter.

Os projetos sociais são uma maneira de introduzir esse indivíduo à sociedade de uma maneira alternativa, e é de grande valor nessa fase em que os hormônios estão a flor da pele e eles anseiam por liberdade.

Dessa maneira, elaboramos um pequeno artigo para esclarecer como tais projetos impactam na educação dos jovens, e como a família é peça fundamental nesse jogo. Confira!

O jovem é acolhido

Infelizmente, o que vemos se repetindo em muitas áreas carentes é o abandono do jovem. Abandono de sua vida escolar e social, muitas vezes sendo deixadas de lado. Os projetos sociais buscam justamente reverter essa situação. Eles são espaços em que qualquer indivíduo é acolhido e encorajado a explorar o seu melhor.

Com atividades sendo desenvolvidas em grupo, ele passa a reconhecer o seu valor e daqueles ao seu redor. Essa prática favorece o desenvolvimento social, assim como a empatia, responsabilidade em relação ao outro e respeito a todas as pessoas.

Múltiplas habilidades contempladas

Em tais ações que visam levar o jovem a um ambiente seguro, em que ele é o protagonista da própria história, diversas habilidades são desenvolvidas, sempre buscando potencializar os seus talentos, aprender com os erros do coletivo, e superar obstáculos autoimpostos – aqueles que nós mesmos nos colocamos sem perceber.

Dentre as competências contempladas em projetos artísticos voltados ao jovem estão:

  • Coordenação motora. A aprendizagem de instrumentos musicais auxilia na melhora da coordenação motora do adolescente, habilitando-o a realizar diversas atividades;
  • Criatividade. Ouvir e aprender a reagir a estímulos facilita a identificação de novos caminhos a serem seguidos, assim, trilhará os seus ao buscar resolver problemas fora dos métodos tradicionais;
  • Inteligência emocional. Relacionar-se com as pessoas em um ambiente como esse, é um método de aprender a reconhecer as próprias emoções e dos outros, e utilizá-las de uma maneira que beneficie a todos.

O desenvolvimento de um indivíduo é extremamente complexo, e é necessária uma atenção especial após a infância, pois, infelizmente, é uma época em que diversos adolescentes tomam decisões equivocadas que deixarão marcas para a vida toda.

Estimular a conviver em sociedade e se relacionar com as pessoas em diversas situações é uma das principais abordagens de todos os projetos sociais, uma vez que essa habilidade é essencial para toda a vida.

Com o adolescente inserido nesse contexto, a família nota uma melhora significativa na forma como o jovem irá se relacionar com ela, e é uma chance de dar uma guinada na sua carreira estudantil, uma vez que ele se sentirá mais motivado em sala de aula, melhorando seu rendimento.

Nós, da Sociedade Artística Brasileira, estamos de braços abertos para recebê-lo. Acesse a nossa página e conheça um pouco mais sobre os projetos que realizamos.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Como os projetos sociais ajudam na inclusão dos jovens no mercado de trabalho?

Conteúdo por: Agência de Marketing RedaWeb