Benefícios que as doações para projetos sociais trazem para as empresas

Você sabia que um levantamento realizado em 2023 na Universidade de Southampton mostrou que empresas que fazem doações para ações sociais têm uma produtividade maior? E o melhor de tudo é que essa não é a única vantagem garantida aos empreendedores que apoiam essas causas. Veja a seguir quais são os principais benefícios!

Dedução do Imposto de Renda

Esse é um dos principais e mais populares benefícios. Empresas que doam recursos para projetos sociais, ONGs ou fundos como o FIA (Fundo para Infância e Adolescência) podem deduzir esse valor do Imposto de Renda. Assim, em vez de destinar a verba para o governo, para que depois ela seja revertida em alguma ação, o empresário “investe” diretamente em uma causa social.

Para que a dedução seja possível, é necessário utilizar o modelo de declaração completa e respeitar o limite de doação, uma porcentagem que pode variar de um ano para o outro.

Acompanhamento dos projetos

Quando todo o seu imposto é destinado ao governo acaba sendo difícil saber que tipo de medida foi financiada com aquele valor. Por outro lado, ao doar diretamente para um fundo ou uma entidade a empresa consegue monitorar mais de perto como seus recursos estão sendo administrados e quem está sendo beneficiado de fato. A partir disso, pode continuar doando para o mesmo local nos próximos anos ou não.

É uma forma de ter certeza que o seu imposto está transformando a vida de alguém, viabilizando educação musical para crianças, mantendo uma orquestra sinfônica de jovens e outras atividades que resgatem pessoas marginalizadas.

Incentivos fiscais

O próprio governo oferece incentivos fiscais para empresas que contribuem com causas sociais, especialmente se for em benefício de crianças, adolescentes, idosos ou pessoas com deficiência. Para saber mais, consulte o órgão responsável na sua cidade ou estado, já que esses incentivos podem variar conforme cada região.

Valor agregado à marca

Normalmente entidades e fundos que recebem recursos de uma empresa a divulgam como apoiadora de suas atividades. A doação acaba se tornando pública, mesmo que essa não seja a intenção do empreendedor.

É inegável que isso agrega valor à marca. As discussões sobre as desigualdades sociais e a importância de cada cidadão fazer a sua parte estão cada vez mais em alta. E os consumidores também têm se tornado mais conscientes nesse sentido. Do mesmo modo que tendem a dar preferência para empresas ecologicamente corretas, também valorizam as que demonstram consciência social.

Essa é uma forma de consolidar a sua imagem como uma empresa que não está preocupada apenas em lucrar a qualquer custo, mas que reverte parte desses lucros para os grupos menos favorecidos da população. Além de consolidar o seu negócio como responsável socialmente, é até uma forma de influenciar parceiros e clientes a fazerem o mesmo, criando uma grande rede de solidariedade!

Se você chegou onde se encontra hoje, tem a sua própria empresa e lucra com ela, que tal dar a oportunidade para outras pessoas, sem privilégio algum, sonharem com um futuro tão brilhante quanto o seu?

Declare ao Leão o seu Amor às Crianças e Adolescentes


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Doação Incentivada: saiba como sua empresa pode ajudar e apoiar sem custo

Saiba como a música influencia no comportamento humano

O poder da música é inigualável. Quem nunca teve a boa sensação de colocar uma música para relaxar? Ou quem nunca se sentiu emocionado, ou triste por uma música que traz alguma lembrança, ou mesmo que apenas nos tocou? A música é poderosa, a ponto de afetar nossas emoções, mas ela também influencia no comportamento humano. Quer entender como?

A linha tênue entre o amor e o ódio

Todo mundo é afetado pelas músicas mais românticas. Certas pessoas se emocionam e até choram, por lembrar de algum romance antigo, ou simplesmente por se sentirem tocadas pela música. Mas além de relembrar o passado, a música pode preparar você para romances futuros.

Estudos indicam que as pessoas que escutam músicas românticas estão mais prontas para se abrir a novas experiências. Então, quem escuta músicas deste tipo está mais preparado para se apaixonar.

Porém, essa interação também ocorre no sentido oposto. As músicas mais agressivas sexualmente também influenciam o nosso comportamento em relação ao romance e, especialmente, em relação ao sexo oposto. Tanto homens quanto mulheres que ouvem canções misóginas e que ofendem o sexo oposto, tendem a tratá-lo de uma maneira muito mais negativa, principalmente, usando atributos negativos para descrevê-los.

O poder sedativo e estimulante

Enquanto essa vertente de estudos avança por um caminho mais emocional e com foco no comportamento romântico, existe outro caminho.

Esse tipo de estudo categoriza a influência da música no comportamento humano em duas vertentes básicas, a estimulante e a sedativa. Ao contrário do modelo anterior que avalia a letra, esse aspecto se concentra mais nas características técnicas da música, ou seja, a harmonia e as variações musicais.

A música com poder sedativo maior é aquela com um andamento mais lento, uma harmonia mais simples e com variações musicais mais leves. Isso afeta o nosso comportamento desacelerando a atividade física e até mesmo a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Já a música estimulante tem o efeito totalmente contrário. O ritmo da respiração pode aumentar, assim como a pressão arterial e a frequência cardíaca. Por isso, essa música tem o efeito de aumentar o nosso estado de alerta, aumentando a atividade motora e até mesmo uma maior atividade mental. Sendo assim, você pode adequar a sua música para o que pretende fazer em determinada ocasião.

A música como ferramenta de cura

A influência da música no nosso comportamento é tão grande que a musicoterapia se tornou uma ferramenta poderosa no tratamento de diversos problemas, especialmente os de origem social e mental.

Para isso, são elaboradas estratégias para que o paciente possa usar a música para estimulá-lo, seja através da dança ou mesmo através da simples contemplação da música, como uma forma de meditação.

Essa arte também influencia o nosso corpo, o que evidentemente pode trazer um impacto comportamental. O tecido cerebral apresenta um certo ritmo biológico, que resulta na maneira como os sinais neurais são transmitidos pelo nosso organismo. Existem também estudos sobre a influência que a música tem nos aspectos da biologia.

A música tem um poder de influência no ser humano que ainda não temos total compreensão. Todo mundo entende esse aspecto na prática, visto que é fácil ser emocionado e até mesmo relaxar ou se sentir estimulado por uma música. Mas, onde esse poder pode chegar?


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

A importância de preservar e restaurar o patrimônio histórico

Dia Mundial do Rock

Dia 13 de julho é dia de rock, bebê! E nada melhor do que comemorar essa data em grande estilo: com quatro fatos curiosos sobre o Dia Mundial do Rock!

Vamos lá!

Dia Mundial do Rock: dia de celebrar a liberdade de expressão

Live Aid: o início do Dia Mundial do Rock

Talvez você não saiba, mas o Dia Mundial do Rock ganhou espaço de destaque no calendário por causa do Live Aid, evento organizado pelo cantor e compositor irlandês Bob Geldof e transmitido, ao vivo, pela BBC no dia 13 de julho de 1985.

Com o objetivo de arrecadar doações para o combate à fome na Etiópia, o festival contou com a presença de grandes nomes da época: The Who, Led Zeppelin, Queen, Madonna, David Bowie, BB King, U2, Sting, Rolling Stones, Paul McCartney, Scorpions, Black Sabbath, entre outros.

O Live Aid ocorreu simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O evento causou tanto impacto que o próprio Phil Collins sugeriu que a data fosse gravada como o dia global do rock.

Dia não tão mundial assim

Apesar de ser uma data “mundial”, ela é comemorada especialmente no Brasil, no dia 13 de julho. Tudo isso graças às rádios 89 FM e 97 FM, que se dedicam ao gênero musical e fizeram, na época, uma campanha para consagrar o Dia Mundial no país.

Nos Estados Unidos, o Rock n’ Roll é celebrado no dia 9 de julho, data em que estreou o programa de televisão “American Bandstand” (1952-1989), que ajudou a tornar o estilo musical mais popular.

No dia 13, as principais cidades brasileiras costumam organizar show com renomados artistas e representantes do rock. Além de aproveitar os festivais, os roqueiros podem homenagear o gênero vestindo a camisa de sua banda preferida e ouvindo álbuns favoritos. Por que não montar uma banda como os amigos também?

Mais do que barulho

O Rock n’ Roll é muito mais do que um gênero musical que reúne guitarra, contrabaixo e bateria. É um estilo de vida, uma forma de manifestar o pensamento e, sobretudo, de buscar a liberdade e a igualdade social.

Blues, R&B… e bossa nova

O rock surgiu entre as décadas de 1940 e 1950, nos Estados Unidos, como resultado da fusão de estilos musicais: Country, Blues, R&B e gospel. Tanto é que o gênero contava com os sons do piano e do saxofone. Entre os nomes mais célebres da época, estão Bill Haley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Fats Domino, Chuck Berry e Little Richard.

No Brasil, o gênero ganhou força com o cantor Cauby Peixoto em 1957. Nessa década, o Rock n’ Roll já era reconhecido no país, em função do sucesso de Elvis Presley, mas popularizou-se com a gravação, em português, de “Rock and Roll em Copacabana”. Foi a primeira canção de rock cantada por um brasileiro!

Até então o rock e a bossa nova andavam juntos. Ambos os estilos tratavam de praia, paquera e juventude. Apenas em 1964 ficaram distantes. Curioso, não?


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Dia dos surdos

Como democratizar o acesso à cultura no Brasil?

Democratizar o acesso à cultura no Brasil é importante para que todos tenham condições melhores de competir no futuro. Diretamente ligada à educação, a cultura é necessária para que seja possível melhorar a realidade que o nosso país se encontra atualmente.

No entanto, a tarefa não é simples, e dependemos de muitas pessoas para que isso se transforme de verdade. Contudo, isso não quer dizer que é impossível, apesar do caminho difícil que precisa ser superado por todos nós.

No mais, no artigo a seguir, será possível conferir uma forma de democratizar o acesso à cultura em nosso país, além de números culturais da nação.

Boa leitura!

Números do povo brasileiro são preocupantes

Infelizmente, quando falamos de acesso à cultura, nosso país está em péssima situação. São poucas as pessoas que podem ir ao cinema, aproveitar um musical ou ainda ler um livro em nosso país. E os números disso são prova dessa dificuldade.

Segundo pesquisa recente do IBGE, apenas 13% do nosso povo vai ao cinema durante um ano. Ainda segundo o levantamento do mesmo órgão, é possível notar que cerca de 90% dos municípios do país sequer têm um teatro, museu ou qualquer espaço cultural.

Isso só mostra que o problema é muito mais grave do que o imaginado em um primeiro momento. Como levar cultura para uma pessoa que sequer tem espaço para aproveitar? Essa questão precisa de uma resposta para pensarmos em um futuro melhor.

Como democratizar a cultura para todos os brasileiros?

Para democratizar a cultura em nosso país, seria necessário contar com um grande incentivo por parte do Poder Público. Devemos sempre lembrar que, segundo a própria Constituição Federal, no artigo 215, é possível verificar que isso é obrigação do Estado.

Pressionar os órgãos públicos por verba necessária para a construção de um espaço cultural, ou ainda incentivar a prática em ambientes já existentes, é direito de todo cidadão. Porém, sabemos que, nem sempre, esse tipo de iniciativa tem efeito.

No entanto, infelizmente, essa é a saída atual. Até existem alguns projetos em andamento, que visam estimular a cultura em nosso país, porém, como vemos, ainda são poucos. É necessário que o Governo olhe para a cultura com mais carinho.

Já existe incentivo nessa área?

Felizmente, existem algumas ações para democratizar o acesso à cultura em nosso país. Uma delas foi a criação do Vale Cultura, que possibilita ao empregador o pagamento de R$ 50 por mês para o seu funcionário gastar em alguma prática cultural.

Além disso, a Lei Rouanet também disponibiliza recursos para algumas instituições do país. Contudo, o dinheiro, em muitos casos, é insuficiente paro o sustento da instituição, que depende de outros meios para que consiga sobreviver.

Por isso, as doações são tão importantes, além de ajuda vindas da iniciativa privada. O incentivo à cultura não pode parar, e todos nós sabemos que, somente dessa forma, conseguiremos superar as adversidades que o futuro nos reserva.

E se você pretende conhecer uma iniciativa cultural que pode mudar a sua vida, não deixe de conhecer nossas instalações para ter sua vida transformada pela arte. Venha conhecer!


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Arte e espaço urbano

O desenvolvimento cognitivo das crianças a partir do aprendizado

O período da infância é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças, e o aprendizado desempenha um papel crucial nesse processo. Neste artigo, vamos explorar como o aprendizado influencia nesse processo e discutir suas implicações em diferentes áreas.

Aprendizado e desenvolvimento do pensamento Lógico

Aquisição de habilidades cognitivas básicas

Durante a infância, as crianças começam a adquirir habilidades cognitivas básicas, como a linguagem, a percepção espacial e a resolução de problemas simples. O aprendizado por meio de jogos, brincadeiras e atividades estruturadas desempenha um papel importante no desenvolvimento do pensamento lógico.

Estímulo à capacidade de raciocínio

O aprendizado proporciona estímulos que desafiam as crianças a pensar de forma lógica e sistemática. A resolução de quebra-cabeças, jogos de encaixe e atividades que envolvem sequências ajudam a desenvolver a capacidade de raciocínio, a organização de informações e a compreensão de relações de causa e efeito.

Desenvolvimento do pensamento crítico

Ele também estimula o desenvolvimento do pensamento crítico nas crianças. Ao serem expostas a diferentes conceitos, ideias e perspectivas, as crianças aprendem a questionar, analisar e avaliar informações, desenvolvendo assim habilidades essenciais para tomar decisões fundamentadas.

Aprendizado e desenvolvimento da criatividade

Estímulo à expressão criativa

Também proporciona às crianças um ambiente propício para a expressão criativa. Através de atividades artísticas, musicais e literárias, as crianças são incentivadas a explorar sua imaginação, experimentar diferentes formas de expressão e desenvolver sua própria identidade criativa.

Confira este post em nosso blog sobre a importância da música no processo de ensino-aprendizagem. Entenda os benefícios que a música pode trazer para este processo.

Fomento à resolução de problemas criativos

O aprendizado promove a habilidade de resolver problemas de forma criativa. Ao enfrentarem desafios e serem estimuladas a encontrar soluções criativas, as crianças desenvolvem habilidades de pensamento divergente, aprendendo a abordar problemas de diferentes perspectivas e a encontrar soluções inovadoras.

Desenvolvimento da imaginação e da inovação

Estimula a imaginação e a capacidade de pensar além do óbvio. Ao explorarem novos conceitos, ideias e possibilidades, as crianças aprendem a pensar de forma imaginativa, a criar conexões entre diferentes áreas do conhecimento e a buscar soluções inovadoras para os desafios que enfrentam.

Aprendizado e desenvolvimento socioemocional

Promoção da colaboração e do trabalho em equipe

No processo de aprendizagem, as crianças têm a oportunidade de interagir e colaborar com seus pares. Ao participarem de atividades em grupo, projetos coletivos e jogos cooperativos, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, a compartilhar ideias, a resolver conflitos e a desenvolver habilidades sociais essenciais.

Estímulo ao desenvolvimento da empatia e da inteligência emocional

Há também a contribuição para o desenvolvimento da empatia e da inteligência emocional nas crianças. Ao explorarem diferentes histórias, personagens e situações, as crianças aprendem a compreender e a lidar com as emoções, a se colocar no lugar do outro e a desenvolver relacionamentos saudáveis.

Leia este post em nosso blog sobre a inteligência emocional das crianças. Saiba quais são as ferramentas para auxiliar nessa construção e quais os resultados disso no futuro.

Fortalecimento da autoconfiança e da autonomia

Nesse processo, elas podem experimentar o sucesso e desenvolver a autoconfiança. Ao dominarem novas habilidades, alcançarem metas e receberem reconhecimento, as crianças ganham confiança em si mesmas e desenvolvem maior autonomia, preparando-se para enfrentar desafios futuros.

O aprendizado desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças, influenciando o pensamento lógico, a criatividade e o desenvolvimento socioemocional. Ao proporcionar experiências de aprendizado ricas e diversificadas, podemos potencializar o crescimento e o desenvolvimento das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo com confiança e habilidades essenciais.

Conheça nossa plataforma de ensino à distância. Nela você pode conferir todos os cursos disponíveis nessa modalidade e começar a estudar algo que você gosta! Não perca essa oportunidade valiosa.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

FORMAÇÃO DA SOCIEDADE E ARTE

Criado por: Agência RedaWeb

A música pode ajudar na redução do estresse?

Em um mundo cada vez mais agitado e estressante, buscar formas de aliviar o estresse e promover o bem-estar tornou-se essencial. A música, uma arte milenar presente em todas as culturas, tem o poder de nos transportar para um estado de tranquilidade e equilíbrio. Neste artigo, vamos explorar como a música pode ajudar na redução do estresse e quais são os benefícios dessa prática.

A influência da música no sistema nervoso

Estímulo do relaxamento

A música tem a capacidade de estimular respostas relaxantes em nosso sistema nervoso. Quando ouvimos músicas calmas, com ritmos suaves e melodias agradáveis, nosso corpo libera endorfinas e diminui a produção de hormônios do estresse, resultando em uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Redução da pressão arterial e frequência cardíaca

Estudos científicos têm mostrado que ouvir música relaxante pode levar à redução da pressão arterial e da frequência cardíaca. Isso ocorre devido ao efeito calmante que a música exerce sobre o sistema nervoso, ajudando a regular os batimentos cardíacos e promovendo uma sensação de tranquilidade.

Conforme post do Centro Cultural do Ministério da Saúde, a música “Weightless’” do grupo Marconi Union, pode reduzir o estresse em até 65%. Ela reduz a ansiedade, auxilia no foco no trabalho e também diminui os aspectos fisiológicos do estresse.

Alívio da tensão muscular

Ouvir música, também, pode ser eficaz no alívio da tensão muscular causada pelo estresse. Quando estamos sob pressão, nossos músculos tendem a se contrair, causando desconforto e rigidez. Ouvir música relaxante ajuda a relaxar os músculos, aliviando a tensão acumulada no corpo.

A música como ferramenta de distração e foco

Desvio de atenção do estresse

Quando estamos envolvidos na audição atenta da música, nossa mente se desvia dos problemas e preocupações do cotidiano. Isso nos permite desconectar do estresse e focar no momento presente, proporcionando uma pausa mental e emocional.

Estímulo à criatividade e expressão

Ela não apenas nos distrai do estresse, mas também estimula nossa criatividade e expressão. Tocar um instrumento, cantar ou até mesmo ouvir músicas que nos inspiram pode desencadear um processo criativo, liberando emoções represadas e promovendo um senso de autenticidade e liberdade.

Melhoria do foco e produtividade

Algumas pesquisas indicam que ouvir música durante atividades que exigem concentração, como estudar ou trabalhar, pode melhorar o foco e aumentar a produtividade. A música adequada pode bloquear distrações externas e criar um ambiente propício para o desempenho eficiente de tarefas cognitivas.

Veja esse artigo em nosso blog sobre a influência da música na atividade física. Entenda como a música atua de forma psicofisiológica contribuindo para a concentração e servindo como fontes de energia interna.

A importância da escolha musical adequada

Preferências pessoais e efeito emocional

A escolha musical adequada desempenha um papel fundamental na redução do estresse. Cada pessoa possui preferências musicais distintas e é importante selecionar músicas que tenham um efeito emocional positivo, evocando sentimentos de calma, serenidade e felicidade.

Experimentação e descoberta

Cada gênero musical tem suas próprias características e impacto emocional. Experimentar diferentes estilos musicais, como música clássica, jazz, música ambiente ou sons da natureza, pode ajudar a descobrir qual tipo de música é mais eficaz na redução do estresse. É importante explorar e encontrar o que funciona melhor para cada indivíduo.

Momentos de introspecção e meditação

Além de simplesmente ouvir música, dedicar momentos de introspecção e meditação com trilhas sonoras relaxantes pode potencializar os efeitos benéficos da música na redução do estresse. A combinação de música e práticas de mindfulness pode criar um ambiente propício para a tranquilidade e a cura emocional.

A música possui um poder transformador quando se trata de reduzir o estresse e promover o bem-estar. Seja através do relaxamento do sistema nervoso, da distração e foco ou da escolha musical adequada, a música pode ser uma aliada valiosa na busca pela calma e equilíbrio em meio às pressões da vida cotidiana. Portanto, permita-se desfrutar dos benefícios terapêuticos da música e faça dela uma parte integrante do seu estilo de vida para uma vida mais saudável e tranquila.

Acompanhe este post em nosso blog sobre os cursos gratuitos de Musicalização e Coral Infantil que a SABRA oferece. Eles estejam disponíveis em várias cidades do estado de Minas Gerais.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Benefícios de ouvir música clássica

Texto por: RedaWeb – Marketing Digital